Política

Quaest: Apoio de Lula é fundamental para que Kalil reverta desvantagem contra Zema em MG

Quando tem seu nome atrelado ao do petista, o ex-prefeito de Belo Horizonte salta de 30% para 39%

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

A nova rodada da pesquisa Quaest para o governo de Minas Gerais mostra que o apoio do ex-presidente Lula (PT) será decisivo para que Alexandre Kalil (PSD) vença Romeu Zema (Novo).

De acordo com o levantamento, divulgado nesta segunda-feira 26, ao ter seu nome atrelado ao de Lula, Kalil salta de 30% para 39% de intenções de voto, revertendo a desvantagem que tem no cenário geral. Zema, por sua vez, ao ter seu nome associado a Felipe D’Ávila (Novo), recua 17 pontos, saindo de 47% para 30%.

Neste mesmo cenário, a pesquisa mostra que o apoio de Jair Bolsonaro (PL), apesar de render um número significativo de apoiadores, não é suficiente para levar Carlos Viana (PL) ao segundo turno. Pela pesquisa, o bolsonarista salta de 4% que tem no cenário geral para 18% quando seu nome é colocado junto ao do ex-capitão.

A pesquisa ainda monitorou um segundo cenário que inclui os apoios de Simone Tebet (MDB) a Marcus Pestana (PSDB) e de Vera Lúcia (PSTU) a Vanessa Portugal (PSTU), os percentuais principais, no entanto, se alteram dentro da margem de erro.

Para além dos apoios, vale mencionar ainda que, no cenário geral, quando Zema aparece com 47% e Kalil 30%, os resultados mostram um congelamento nas intenções de voto ao atual governador e uma variação positiva do ex-prefeito de BH.

Espontânea

A Quaest monitorou ainda as menções espontâneas aos candidatos ao governo de Minas. Zema soma 27% neste caso, Kalil aparece logo em seguida, com 13%. Nos dois casos há uma variação de 3 pontos positivos. Chama a atenção aqui o volume de eleitores indecisos: 55%, segundo a Quaest.

Segundo turno

Nos dois cenários de segundo turno monitorados pelo instituto nesta segunda-feira, quem venceria é Zema. Ele aparece com 56% de intenções de voto na disputa direta com Kalil, que soma 31%, e com 61% no embate eleitoral com Viana, que tem apenas 19%.

Senado Federal

A disputa pelo Senado Federal, segundo a Quaest, é liderada por Cleitinho Azevedo (PSC), com 24% das intenções de voto. Ele é seguido por Alexandre Silveira (PSD), que soma 15%, e por Marcelo Aro (PP), que tem 11%. Os demais nomes somam menos de 5%.

Assim como na disputa para governador, quando Lula é associado ao nome de Silveira, ele passa a liderar a disputa. Neste cenário, segundo a Quaest, Silveira soma 33%, ante 29% de Cleitinho apoiado por Bolsonaro. Aro fica com 12% ao receber o apoio de D’avila.

A pesquisa

Contratada pela consultoria de investimentos Genial, a pesquisa Quaest em MG entrevistou presencialmente 2 mil eleitores do estado entre os dias 22 e 25 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%. Na Justiça Eleitoral os registros são o MG-07243/2022 e o BR-06005/2022.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo