Política

Com banqueiros, ex-ministros e empresários, carta em defesa das urnas passa das 100 mil assinaturas

O manifesto ganha tração dias depois de Jair Bolsonaro reunir embaixadores em Brasília para repetir fake news sobre o sistema eleitoral

Jair Bolsonaro na Cúpula das Américas 2022, em Los Angeles. Foto: Jim WATSON/AFP
Apoie Siga-nos no

Uma carta em defesa da democracia e do sistema eleitoral construída na Faculdade de Direito da USP passou, nesta quarta-feira 27, dos 100 mil signatários.

O texto e a lista inicial de assinaturas foram divulgados na terça-feira 26. Clique aqui para ler toda a relação. Entre os signatários há banqueiros, empresários, artistas, advogados e membros do Ministério Público. O Grupo Prerrogativas, composto por advogados e juristas, é um dos organizadores do manifesto.

Ex-ministros do Supremo Tribunal Federal também assinaram a carta, casos de Carlos Ayres Britto, Carlos Velloso, Celso de Mello, Cezar Peluso, Ellen Gracie, Eros Grau, Marco Aurélio Mello, Nelson Jobim, Sepúlveda Pertence, Sydney Sanches e Joaquim Barbosa.

Na terça 26, Celso de Mello enviou uma carta ao ex-procurador-geral de Justiça de São Paulo Luiz Antonio Guimarães Marrey e fez fortes críticas ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O ex-magistrado afirmou ser importante reagir “às sórdidas manobras golpistas, às sombrias conspirações autocráticas e às inaceitáveis tentações pretorianas de submeter o nosso País a um novo e ominoso período de supressão das liberdades constitucionais e de degradação e conspurcação do regime democrático”.

“Necessário, pois, reagir aos pronunciamentos de um político menor (e medíocre) que busca permanecer na regência do Estado, mesmo que esse propósito individual, para concretizar-se, seja transgressor do postulado da separação de poderes e revelador de uma irresponsável desconsideração das instituições democráticas de nosso País.”

Entre os empresários a endossarem o texto em defesa da democracia estão Walter Schalka, presidente da Suzano; Roberto Setúbal, ex-presidente do Banco Itaú; Natália Dias, CEO da Standard Bank; Pedro Moreira Salles, presidente do conselho de administração do Itaú Unibanco; Pérsio Arida, ex-presidente do BNDES e do Banco Central; e Tarcila Ursini, conselheira de administração da EB Capital.

A carta ganha tração dias depois de Jair Bolsonaro reunir embaixadores em Brasília para repetir fake news sobre as urnas eletrônicas e atacar a Justiça Eleitoral. O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, estava presente.

Uma cerimônia para apresentação formal da carta está marcada para 11 de agosto, na sede da Faculdade de Direito da USP.

Leia a íntegra da carta:Banqueiros-e-empresários-assinam-carta-em-defesa-da-democracia (1)

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.