Política

Ciro Gomes: “O Lula tá preso, babaca”

Hostilizado em ato da UNE, o pedestista se exaltou, discutiu com os estudantes e repetiu a frase cunhada pelo irmão contra o ex-presidente

Apoie Siga-nos no

O estilo explosivo de Ciro Gomes lhe rendeu mais um episódio controverso em eventos de esquerda. Convidado a participar da Bienal da UNE (União Nacional dos Estudantes), em Salvador, o candidato à presidência do PDT se irritou com as manifestações pró-Lula da plateia, e repetiu a frase cunhada pelo irmão dele, Cid Gomes, sobre a situação jurídica do ex-presidente.

Os estudantes protestaram contra a presença do pedetista, repetindo em voz alta bordões favoráveis ao ex-presidente quando ele criticou parte dos jovens por supostamente defender políticos envolvidos em corrupção. (“Tem coisa mais chata que um jovem em um bar defendendo corrupto?”)

Vaiado e chamado ele próprio de ‘corrupto’ por um estudantes, Ciro rebateu a acusação exaltado e repetiu três vezes: “o Lula tá preso, babaca!”

Como os protestos não cessaram, e Ciro tentou amenizar a tensão, afirmando que ninguém ajudou mais o ex-presidente do que ele.

“Ele aceitou os recursos. Desculpa, não sou eu que condenei o Lula, não está na minha mão liberar o Lula. Eu avisei se a direita ganhasse as eleições, o Lula ia ficar encarcerado por muito mais tempo. Avisei na campanha. Todo mundo pode vomitar paixão que quiser, mas enquanto a gente ficar assim, acreditando em minorias ínfimas, esmagadoramente derrotados que fomos… Companheiros e companheiras, nós fomos humilhantemente derrotados por essa estratégia. Insistir nela afunda o Brasil!”

Assista ao vídeo, cedido a CartaCapital pela estudante Lorena Alves:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo