Política

Chorando, irmão de Lula diz que ex-presidente “é um sequestrado”. Veja

Frei Chico lamentou que Vavá tenha morrido sem poder ver Lula, seu irmão caçula

Frei Chico, irmão de Lula(Foto: Eduardo Matysiak)
Apoie Siga-nos no

Frei Chico, irmão de Luiz Inácio Lula da Silva, visitou nesta quinta-feira 31 o ex-presidente na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Na saída, ele conversou com os manifestantes que mantêm ativa há 300 dias a chamada “Vigília Lula Livre”, em frente ao prédio da PF.

Bastante emocionado e sem conseguir conter as lágrimas, Frei Chico lamentou que seu outro irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, tenha morrido sem poder ver Lula, seu irmão caçula. “Meu irmão não é um preso, é um sequestrado político”, afirmou. Veja o vídeo abaixo.

Após deixar o local, em entrevista por telefone à CartaCapital, Frei Chico disse que Lula está “bem de saúde e de cabeça”, mas muito chateado de não ter se despedido de Vavá.  “Desde que Lula foi preso, nunca mais viu o Vavá. Porque ele morava em São Paulo, e, pela condição dele, não tinha como viajar”, explicou Chico. Vavá sofria de um câncer no pulmão e vinha sendo submetido a um tratamento quimioterápico desde antes de Lula ser preso.

Para o irmão de Lula, o ex-presidente está pagando pela política soberana que teria aplicado no país. “A verdade é que o Lula fez um governo que incomodou muita gente, desde uma elite egoísta brasileira até grupos econômicos cujo poder central está instalado em Nova York, em Washington. A Operação Lava Jato, com seus líderes que tanto gostam dos Estados Unidos, montou uma teoria baseada em achismos e sem nenhuma prova, tendo desde sempre a intenção de prendê-lo. Isso está cada vez mais claro”, afirmou.

Frei Chico disse também que não vê possibilidade de Lula sair da prisão a contar unicamente com a prestação jurisdicional, com o desenrolar natural do processo penal contra Lula, em que pese tenha a certeza da inocência do irmão:

Leia também: Episódio de enterro de irmão de Lula revolta meio jurídico

É só a pressão popular que pode fazer com que Lula saia da cadeia. As pessoas precisam entender isso. A lei não vale para Lula, tudo em seu processo é de exceção.

Ainda segundo ele, “o Poder Judiciário está refém de uma gente vingativa e que odeia o Lula e tudo que ele representa. Se deixarmos, eles ainda vão destruir o Brasil”. Finalmente, perguntado se tinha mais algum assunto que queria abordar ou informação a transmitir, ele disse: “A Luta continua”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo