Mundo

Chile convoca o embaixador do Brasil em protesto por ataque de Bolsonaro a Boric

A medida é uma resposta a afirmações do ex-capitão durante o primeiro debate eleitoral de 2022, no domingo 28

Chile convoca o embaixador do Brasil em protesto por ataque de Bolsonaro a Boric
Chile convoca o embaixador do Brasil em protesto por ataque de Bolsonaro a Boric
O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O Chile convocou nesta segunda-feira 29 para consultas o embaixador do Brasil em Santiago, em protesto pelas declarações de Jair Bolsonaro (PL) contra o presidente chileno, Gabriel Boric, a quem acusou de “queimar o metrô” em protestos de 2019.

“Consideramos essas acusações gravíssimas. Obviamente são absolutamente falsas e lamentamos que em um contexto eleitoral as relações bilaterais sejam aproveitadas e polarizadas por meio da desinformação e das notícias falsas”, disse a chanceler Antonia Urrejola.

A reação é uma resposta a afirmações de Bolsonaro durante o primeiro debate eleitoral de 2022, no domingo 28.

O ex-capitão acusou Boric de estar por trás do incêndio de várias estações do Metrô de Santiago durante protestos que começaram em 18 de outubro de 2019 e pediam por menos desigualdade social.

“Lula apoiou o presidente do Chile também; o mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs, e olha para onde está indo o nosso Chile”, disse Bolsonaro, depois de enumerar o endosso de Lula a vários governos de esquerda na América Latina.

“Convocamos o embaixador brasileiro para esta tarde na Chancelaria em nome do secretário-geral de política externa, onde lhe enviaremos uma nota de protesto”, acrescentou Urrejola.

(Com informações da AFP)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo