Política

Chico Rodrigues amplia licença; filho deve assumir o mandato

Senador flagrado com dinheiro na cueca mudou o tempo de afastamento após ser pressionado por colegas

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR). Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Apoie Siga-nos no

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR),  flagrado pela PF com 33 mil reais na cueca,  retificou seu pedido de licença apresentado na manhã desta terça-feira 20 para o Senado e ampliou o período de afastamento da Casa para 121 dias. Inicialmente, seriam 90 dias.

 

Com isso, o filho do senador, Pedro Arthur, que é suplente, deve assumir o cargo.

O novo pedido aconteceu após Rodrigues ser informados de que, em uma reunião de líderes do Senado, foi acertado que eles só aceitariam o afastamento de 121 dias. A avaliação do grupo é que menos tempo que isso ainda traria desgastes para a Casa.

Rodrigues foi alvo de pedido de cassação do mandato no Conselho de Ética do Senado e de ordem de afastamento do mandato pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Roberto Barroso. O plenário da Corte julgará a decisão nesta quarta-feira 21.

A tendência era que o plenário do STF confirmasse o afastamento decidido por Barroso. O senador é suspeito de participar de um esquema de desvio de recursos destinados ao combate à Covid-19.

Rodrigues é próximo à família do presidente Jair Bolsonaro e era vice-líder do governo. Foi retirado da função depois de ser alvo da operação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo