Política
Cavalo saudita em miniatura dado a Michelle vale mais de R$ 24 mil, aponta perícia da PF
A peça foi um dos presentes do governo da Arábia Saudita. No laudo, peritos indicam avarias no objeto, majoritariamente composto de cobre
Uma análise conduzida pelo Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal concluiu que o cavalo em miniatura dado à então primeira-dama Michelle Bolsonaro pelo governo da Arábia Saudita equivale a 24.855,62 reais e que a peça é composta majoritariamente de cobre. As informações foram divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Os peritos chegaram à conclusão depois de submeter a peça a análises físicas, químicas e mineralógicas, além de um raio-X e uma tomografia computadorizada.
“As imagens foram analisadas em todos os planos anatômicos (coronal, axial e sagital), conjuntamente ao processo de reconstruções tridimensionais do corpo da escultura, três membros e base, a fim de subsidiar a análise do material questionado”, diz um trecho do laudo.
Os peritos apontaram ainda que, embora o cavalo seja majoritariamente composto de cobre (89,02 a 94,18%), também há presença de prata (3,44 a 6,27%) e ouro (1,39 a 3,90%).
Segundo os peritos, a peça traz uma inscrição com cumprimentos em nome de “Sua Alteza Real, o Príncipe Abdulaziz bin Salman Al Saud, ministro de Energia”.
Há, também, a indicação de danos à miniatura, que, de acordo com a perícia, teve três de suas quatro patas decepadas.
“O material apresenta danos posteriores, indicativos de manuseio incorreto e que abrangem a sua embalagem própria de acondicionamento. Esses danos prejudicam a sua estética e impede o seu uso expositivo, ornamentativo e/ou para composição de acervo, necessitando de reparos.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moro sai em defesa de Michelle Bolsonaro após anúncio de ‘pente fino’ em programa social
Por Getulio Xavier
Governo Lula fará ‘pente fino’ em programa social comandado por Michelle Bolsonaro
Por CartaCapital
Cid articulou ‘tratamento VIP’ e proximidade com Bolsonaro para militar investigado, mostram mensagens
Por CartaCapital
AGU rejeita formalizar desculpas pelo 7 de Setembro de Bolsonaro
Por CartaCapital
Os requerimentos do PT para enquadrar Bolsonaro na CPMI do 8 de Janeiro
Por André Lucena



