Política

Cargo de Padilha no governo tem prazo de validade, diz Lira no Roda Viva

Para o presidente da Câmara, o principal articulador político de Lula ‘falhou’ ao não conseguir cumprir promessas feitas aos parlamentares; Ele reconhece que, nos últimos meses, articulação melhorou

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Para o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, pode estar com os dias contados no governo. A declaração foi dada em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, da noite desta segunda-feira 31.

De acordo com o parlamentar, a avaliação feita não diz respeito a Padilha como figura individual, mas seria uma situação inerente ao cargo ocupado pelo petista no governo federal, que teria, segundo entendimento de Lira, prazo de validade mais curto que os demais.

“A relação [entre Executivo e Legislativo] tem melhorado bastante. E todos nós sabemos que o cargo que o ministro Padilha ocupa tem muito prazo de validade. Muita gente entra ali e sai rapidamente e outros saem reconhecidos”, avaliou Lira no programa.

Para o deputado, a vida longa de um ministro articulador só se dá quando acordos são cumpridos, algo com que Padilha estaria tendo dificuldades. “O que tem que existir é: senta, conversa, resolve e cumpre”, explicou.

“Dificultou muito a vida do ministro Padilha, ele é um bom cara, um bom companheiro, mas as coisas não estavam andando, não estavam acontecendo, e aí vai desgastando a finalidade para qual o cargo dele se dispõe”.

A dificuldade citada seria o cumprimento da promessa de alocar aliados de políticos em cargos nos ministérios. Conforme explicou Lira, Padilha assumiu compromissos que não conseguiu cumprir por resistências internas no governo.

“Por que sofreu dificuldade? Vamos voltar para o velho problema? Loteamento de ministérios. Cada partido é dono do seu quinhão. Cada ministro ou responde a um partido ou alguma liderança nacional que o indicou. Muitas vezes, o ministro acertava determinada situação com determino partido ou parlamentar e não cumpria“, destacou o parlamentar.

Ainda na entrevista, Lira reconheceu que, nos últimos meses, a situação teve uma melhora. Ele atribui, porém, o apaziguamento das relações ao presidente Lula (PT).

“O presidente Lula teve que fazer uma reunião que durou mais de 10 horas com todos os ministros”, lembra. “Ele cacifou a parte de organização do governo, do ministro Rui Costa, dizendo que nenhum projeto ou vontade própria de ministério poderia nascer sem passar pela Casa Civil e que o ministro Padilha era o autorizado do presidente da República para tratar dos assuntos do Congresso e que se determinada pasta não o atendesse, o presidente faria por cima do ministro”, afirmou Lira.

Por fim, ele ainda defendeu que Lula fosse ‘até mais radical’ na definição. Para ele, se um ministro não cumprir o que foi acordado pela articulação política do presidente deveria ser afastado. “É um cargo de confiança, não fez concurso e não teve votos para ser ministro”, justificou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo