Política

Capa da ‘Economist’ aponta Bolsonaro como ameaça à democracia brasileira

Diante dos diversos sinais que indicam a derrota do ex-capitão nas urnas, aponta a revista, Bolsonaro já estaria preparando sua “Grande Mentira”

Reprodução The Economist
Apoie Siga-nos no

A edição mais recente da revista britânica The Economist trouxe na capa o presidente brasileiro Jair Bolsonaro, apontado pela revista como “O Homem que quer ser Trump”.  

Diante dos diversos sinais que indicam a derrota do ex-capitão nas urnas, aponta a publicação, Bolsonaro já estaria preparando sua “Grande Mentira”, inspirada nas táticas do ex-presidente americano, que contesta o resultado das urnas. 

A Economist sublinha que, apesar da segurança do sistema eleitoral brasileiro, Bolsonaro insiste em descredibilizar as pesquisas e as urnas, dizendo que está próximo da vitória e que a votação, pode, de alguma forma, estar sendo manipuladas contra ele.

“Ele não oferece nenhuma evidência confiável, mas muitos de seus apoiadores acreditam nele”, cita trecho da matéria de capa. Segundo o texto, Bolsonaro “parece estar lançando as bases retóricas para denunciar a fraude eleitoral e negar o veredicto dos eleitores.”

A publicação ainda diz que o atual chefe do Executivo brasileiro segue a mesma cartilha sem princípios de Trump, semeando a divisão e colocando seus adversários na posição de inimigos a serem exterminados. 

“Ele [Bolsonaro] pode operar dentro de um sistema democrático, mas está constantemente procurando maneiras de escapar de seus restrições”, diz o texto.

Lula também é citado na matéria como um candidato longe do ideal, mas dentro do “normal” e defensor da democracia, o contraponto do atual presidente. 

Apesar de trazer um possível alerta do golpe, a publicação coloca a hipótese como pouco provável, mas não descarta algum tipo de insurreição violenta provocada por Bolsonaro. 

A participação das forças de segurança brasileira em uma possível ação para impedir a posse do vencedor do pleito também é questionada. 

“Os seguidores de Bolsonaro estão mais bem armados do que nunca: desde que ele tomou posse, brechas foram ampliadas no controle de armas e o número de armamentos na mãos de civis dobrou. Se o Tribunal Superior Eleitoral do Brasil anunciar que Lula venceu, bolsonaristas armados podem atacar o tribunal. A questão é de que lado as forças de segurança ficariam”, cita trecho. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo