Mundo

Candidato à presidência do Equador é assassinado em evento de campanha

Villavicencio tinha 6,8% das intenções de voto e figurava no 4º lugar na corrida eleitoral

O Gabinete de Segurança da Presidência da República fará reunião extraordinária para apurar o caso. Foto: Galo Paguay/AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato à presidência do Equador, Fernando Villavicencio, foi assassinado a tiros durante um evento de campanha na tarde desta quarta-feira 9.

Villavicencio tinha 6,8% das intenções de voto, de acordo com a última pesquisa divulgada pela empresa Telcodata. Ele figurava no 4º lugar na corrida eleitoral.

Villavicencio era jornalista e tinha 59 anos. Ele se identificava como centro direita e integrava o partido MC25 (El Movimiento Construye). Antes de liderar a candidatura do MC25, o político foi deputado à Assembleia até à sua dissolução e presidiu a Comissão Fiscalizadora.

O atual presidente do país, o conservador Guillermo Lasso, se pronunciou lamentando o ocorrido. “Indignado e chocado com o assassinato do candidato presidencial Fernando Villavicencio”, disse.

“Minha solidariedade e condolências à esposa e filhas. Pela sua memória e pela sua luta, garanto-vos que este crime não ficará impune”, comentou Lasso, em seu perfil nas redes sociais.

Segundo Lasso, o Gabinete de Segurança da Presidência da República fará reunião extraordinária para apurar o caso.

A expectativa é que participem da reunião a presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), Diana Atamaint; a Procuradora-Geral do Estado, Diana Salazar e o Presidente da Corte Nacional de Justiça, Iván Saquicela.

O primeiro turno das eleições no Equador acontece no dia 20 de agosto. A nova rodada eleitoral vai trocar o presidente, vice-presidente e 137 parlamentares.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo