Política

Câmara notifica Deltan Dallagnol sobre cassação

Comunicação foi publicada no Diário Oficial da União depois que a Corregedoria tentou, sem sucesso, notificar o parlamentar presencialmente

Câmara notifica Deltan Dallagnol sobre cassação
Câmara notifica Deltan Dallagnol sobre cassação
O ex-procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol. Foto: Alex Ferreira / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A Corregedoria da Câmara dos Deputados notificou, nesta terça-feira 23, o deputado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) sobre a cassação de seu mandato determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A notificação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) após três tentativas de notificar Deltan pessoalmente eu seu gabinete. Agora o ex-procurador tem cinco dias para apresentar sua defesa.

EDITAL DE NOTIFICAÇÃO – EDITAL DE NOTIFICAÇÃO – DOU – Imprensa Nacional

O TSE cassou no último dia 16, por unanimidade, o registro de candidatura do então candidato Deltan Dallagnol nas últimas eleições. O tribunal considerou que Dallagnol pediu exoneração do Ministério Público para não ser alvo de processo administrativo, que poderia torná-lo inelegível. Cabe recurso da decisão ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Desde que foi cassado, Dallagnol tem criticado a decisão em suas redes sociais. “Meu sentimento é de indignação com a vingança sem precedentes que está em curso no Brasil contra os agentes da lei que ousaram combater a corrupção”, escreveu o ex-deputado sobre a decisão.

A perda do mandato ainda será analisada pela Corregedoria. Os procedimentos são regulamentados pelo Ato da Mesa 37/09. “A Câmara tem que ser citada, a Mesa informará ao corregedor, o corregedor vai dar um prazo ao deputado, o deputado faz sua defesa”, explicou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na semana passada.

Quando a representação é fundamentada em ato da Justiça Eleitoral, o corregedor trata apenas dos aspectos formais da decisão judicial.

(Com informações de Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo