CartaExpressa
Câmara aprova urgência para projeto que recompõe ICMS para municípios
O projeto reverte perdas de arrecadação causadas por política tributária de Bolsonaro


Por 305 votos a 89, a Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 5 o requerimento de urgência para a tramitação do projeto que prevê a recomposição do ICMS aos municípios.
Havia uma expectativa de que a urgência fosse aprovada na semana passada e um parecer preliminar fosse apresentado nesta semana, mas isso não ocorreu.
O projeto é do Ministério da Fazenda e tem como relator o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR).
O objetivo é recompor as perdas de arrecadação que os estados e os municípios sofreram com a política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de barateamento dos combustíveis, a partir do corte do ICMS.
O governo projeta o repasse de 27 bilhões de reais, sendo que os municípios devem receber 25% desse montante (6,75 bilhões). O valor do repasse havia sido fixado em um acordo no Supremo Tribunal Federal.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Líder do governo na Câmara rechaça reforma administrativa de Lira: ‘Alma penada’
Por Victor Ohana
Haddad quer começar reforma administrativa por supersalários e concursos; Lira expressa ‘satisfação’
Por Victor Ohana