Economia

Câmara aprova projeto que amplia atribuições e formas de financiamento da Embratur

Em determinados casos, a autarquia poderá ser contratada por órgãos e entidades da administração pública com dispensa de licitação

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira 9 um projeto de lei que permite à Embratur trabalhar na organização de eventos de alcance internacional. A proposta, que também amplia as formas de financiamento da autarquia, segue para o Senado.

A ideia é permitir que a Embratur participe da organização e da logística de eventos como a COP30, em Belém (PA), em 2025, e o encontro de autoridades do G20, marcado para novembro, no Rio de Janeiro.

Para isso, a Embratur poderá ser contratada por órgãos e entidades da administração pública com dispensa de licitação.

O projeto, do deputado José Guimarães (PT-CE), segue o texto de uma medida provisória do governo e altera a lei que transformou a autarquia em uma agência com natureza jurídica de serviço social autônomo. A matéria foi aprovada na forma de substitutivo do relator, Leur Lomanto Júnior (União-BA).

O substitutivo inclui um dispositivo na lei de criação do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para desvincular, por cinco anos, 30% dos recursos desse fundo e destiná-los ao Ministério do Turismo, para uso em ações relacionadas ao modal aéreo e para incentivar o turismo.

O deputado Alencar Santana (PT-SP) alertou, contudo, não haver compromisso de que o presidente Lula (PT) sancionará esse trecho.

(Com informações da Agência Câmara)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo