Política
Cade investigará Google e Meta por campanha contra o PL das Fake News
Desde o fim de semana, a página inicial do buscador exibia a seus milhões de usuários uma mensagem contra o projeto
O Conselho Administrativo Econômico abriu um processo investigativo contra Google e Meta para apurar suposto abuso de concorrência no País.
A decisão foi tomada pelo superintendente-geral do Cade, Alexandre Barreto de Souza, nesta terça-feira 2.
Segundo o superintendente, o Cade recebeu “diversas denúncias referentes a um suposto abuso de posição dominante” cometidos pelas plataformas.
A investigação apurará se as empresas Google, Youtube, Facebook e Instagram teriam usado as suas plataformas para promover propagandas contra o PL das Fake News.
“Conforme reconhecido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, a economia digital possui uma importância ímpar para a economia moderna, não podendo esta autoridade de defesa da concorrência abster-se das discussões possivelmente relacionadas à sua competência legal”, diz trecho da decisão.
O órgão pretende avaliar ainda se existe alguma irregularidade concorrencial, tendo em visto os movimentos patrocinados pelas plataformas nos últimos dias.
Nesta segunda-feira 1, o Google e a Meta foram notificados pelo Ministério Público Federal de São Paulo sobre supostas manifestações conta o PL 2630.
Desde o fim de semana, a página inicial do buscador exibia uma mensagem contra o projeto que prevê a regulamentação das redes sociais.
Nesta terça-feira 2, a Secretaria Nacional do Consumidor determinou uma medida cautelar para ser retirada “publicidade” contra o projeto da plataforma e estabeleceu multa de um milhão por hora em caso de descumprimento.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Por que o governo enquadra o Google por sua ofensiva contra o PL das Fake News
Por CartaCapital
Após pedir demissão do Google, ‘padrinho da Inteligência Artificial’ alerta para riscos da tecnologia
Por André Lucena


