Política

Buenos Aires amanhece com homenagens a Marielle Franco

No Brasil, grandes manifestações no Rio e em São Paulo estão agendadas para lembrar o primeiro ano da morte da vereadora

Foto: Coletivo Passarinho
Apoie Siga-nos no

Buenos Aires acordou, nesta quinta-feira 14, com diversas homenagens à vereadora Marielle Franco. Ativistas da capital argentina espalharam placas com o nome da parlamentar, assassinada brutalmente há um ano, para lembrar da sua luta e seu legado. Além disso, o grupo alterou o nome de uma estação de metrô para “Rio de Janeiro Marielle Franco”. A ação é organizada pelo Coletivo Passarinho e por brasileiros residentes na cidade.

Marielle e seu motorista Anderson Gomes foram assassinados no dia 14 de março de 2018, na cidade do Rio de Janeiro. Tudo indica que a dupla foi vítima de um assassinato por motivações políticas, mas ainda não há confirmação desse fato. Apenas nesta semana as primeiras respostas foram divulgadas pela Justiça, que identificou os atiradores, mas ainda não se sabe se houve um mandantee qual a motivação do crime.

Leia também: A semente virou árvore: 1 ano após morte, Marielle é símbolo mundial

Uma das organizadoras dos atos, a tradutora Isabela Gaia, informou que o dia na capital argentina será dedicado à vereadora. Além das intervenções nos locais públicos, às 18h haverá um ato em homenagem a Marielle no Obelisco, ponto turístico mais famoso da cidade.

No Brasil, as homenagens começaram na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e no Congresso Nacional. Parlamentares fizeram discursos exaltando a parlamentar e distribuíram flores. Em vários pontos da cidade do Rio, como na Cinelândia e nas escadarias da Alerj, flores estão sendo colocadas para lembrar de Marielle e Anderson.

Leia também: Impunidade no caso de Marielle e Anderson é uma ferida aberta

Em São Paulo, duas manifestações foram marcadas para a data. O maior protesto está agendado para as 17h, na Avenida Paulista. O outro encontro será na Praça do Jardim Ângela, zona sul da cidade. No Rio, o protesto acontece às 18h, na Cinelândia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo