Política
Boulos lidera a corrida pela prefeitura de São Paulo, aponta Paraná Pesquisas
O levantamento considera um cenário com o prefeito Ricardo Nunes e o ex-ministro Ricardo Salles


Um levantamento divulgado nesta segunda-feira 8 pelo instituto Paraná Pesquisas aponta que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) lidera a disputa pela prefeitura de São Paulo nas eleições de 2024.
O parlamentar tem 31,5% das intenções de voto no principal cenário estimulado, seguido pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB), com 17,8%.
O deputado e ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles (PL) aparece em terceiro lugar, com 10,9% das intenções de voto, à frente da deputada Tabata Amaral (PSB), com 7,1%. Vinicius Poit (Novo) marca 5,4%.
A pesquisa indica haver impacto nas respostas dos entrevistados após a menção dos nomes de apoiadores de cada candidato. No caso de Boulos, a intenção de voto pula para 39,2% quando ele é associado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Já Salles sobe para o segundo lugar, com 20,4%, ultrapassando Nunes, quando seu nome é ligado ao do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O Paraná Pesquisas informou ter ouvido 1.208 eleitores entre 30 de abril e 4 de maio. Segundo o instituto, a margem de erro é de 2,9 pontos percentuais, considerando um grau de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Eduardo Bolsonaro vê em Salles ‘todos os predicados’ para enfrentar Boulos em SP
Por Victor Ohana
‘Meu vice será do PT’, diz Boulos após Datena se oferecer para compor chapa
Por CartaCapital