Política
Boulos anuncia: Vou ser candidato a deputado federal e não ao governo de SP
O psolista buscava um acordo com partidos como o PT e o PSB, que pretendem lançar, respectivamente, os nomes de Fernando Haddad e Márcio França
O líder do MTST Guilherme Boulos (PSOL) anunciou nesta segunda-feira 21 que não vai ser candidato ao governo de São Paulo nas eleições deste ano.
“Eu tomei a decisão de ser candidato a deputado federal neste ano, pela importância de fortalecer e de criar uma grande bancada da esquerda no Congresso Nacional”, afirmou em entrevista à jornalista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo. “Não foi possível uma unidade da esquerda em torno do meu nome”.
O psolista buscava um acordo com partidos como o PT e o PSB, que pretendem lançar, respectivamente, os nomes de Fernando Haddad e Márcio França ao governo do estado. “Defendo que a unidade [da esquerda] é essencial para acabar com o “tucanistão” e para derrotar o [presidente Jair] Bolsonaro em São Paulo”, avaliou.
Na pesquisa Quaest, divulgada na quinta-feira 17, Boulos aparece em quarto lugar com 7%. De acordo com o levantamento, Haddad lidera com 24% e França aparece com 9%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



