Política

Bonner e Renata são intimados a depor sobre cobertura da ‘rachadinha’

Em setembro, Justiça proibiu TV Globo de exibir qualquer documento ou peça das investigações sobre o caso que envolve Flávio Bolsonaro

Fotos: Divulgação/TV Globo - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro intimou os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, do Jornal Nacional, da TV Globo, a depor por suposto crime de desobediência a uma decisão judicial. A informação é do UOL, que obteve cópia dos documentos.

O caso em questão é o da “rachadinha” de salários no gabinete de Flávio Bolsonaro em seus tempos de deputado estadual no Rio de Janeiro. No dia 4 de setembro, a juíza Cristina Serra Feijó, da 33ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ), proibiu a TV Globo de exibir qualquer documento ou peça das investigações sobre o caso.

Em 19 de outubro, o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou pedido da emissora para derrubar a decisão da Justiça fluminense. Lewandowski considerou que a TV Globo deveria aguardar decisão do TJ-RJ antes de recorrer ao STF. A determinação da juíza Cristina Serra Feijó foi tomada em caráter liminar.

Já em 6 de novembro, o próprio Flávio Bolsonaro protocolou na Delegacia de Repressão Aos Crimes de Informática (DRCI), no Rio de Janeiro, uma notícia-crime para investigar suposto crime de desobediência por parte dos apresentadores do Jornal Nacional.

A notícia-crime apresentada pelo filho do presidente da República menciona que o telejornal exibiu informações sobre o depoimento de Luiza Souza Paes, ex-assessora de Flávio que confessou ter repassado mais de 90% de seus ganhos no Legislativo ao ex-assessor Fabrício Queiroz, apontado como operador do esquema.

A intimação a Bonner e Renata foi emitida na quarta-feira 2 pelo delegado Pablo Dacosta Sartori. Os apresentadores da TV Globo devem comparecer à DRCI, na zona norte do Rio de Janeiro, na quarta-feira 9. A oitiva de Renata está marcada para as 14h; a de Bonner, para as 14h30.

Procurada, a comunicação da TV Globo respondeu: “Não nos manifestamos sob procedimentos legais em curso”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo