Política

Bolsonaro volta a duvidar dos 33 milhões de famintos e diz que não há ‘fome pra valer’ no Brasil

‘Se a gente for em qualquer padaria, aqui, não tem ninguém ali pedindo pra você comprar um pão’, alegou o ex-capitão em podcast

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse na noite desta sexta-feira 26 que não há “fome pra valer” no Brasil. Horas antes, ele já havia questionado os dados que apontam mais de 33 milhões de pessoas famintas no País.

O ex-capitão concedeu entrevista ao Ironberg Podcast, do professor de educação física Renato Cariani.

“Fome no Brasil? Fome pra valer. Não existe da forma como é falado”, alegou Bolsonaro. “O que é a extrema pobreza? É você ganhar até 1,9 dólar por dia. Isso dá 10 reais. O Auxílio Brasil são 20 reais por dia. Então, quem por ventura está no mapa da fome pode se cadastrar e vai receber. Não tem fila. São 20 milhões de famílias que ganham isso aí.”

Publicado no início de junho, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil já alertava: são 33,1 milhões de pessoas a passar fome no País, o mesmo nível de 30 anos atrás.

O levantamento indicou ainda que, em menos de um ano, 14 milhões entraram em situação de vulnerabilidade alimentar. 6 a cada 10 brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar. 

Bolsonaro, no entanto, ainda disse no podcast que “esse discurso de 30 milhões passando fome não é verdade”.

“Se eu falar pra você que não tem fome no Brasil, amanhã o pessoal esculacha comigo na imprensa. Mas eles não sabem a realidade. Se existe gente faminta no Brasil ou não. O que a gente pode dizer: se a gente for em qualquer padaria, aqui, não tem ninguém ali pedindo pra você comprar um pão pra ele. Isso não existe”, prosseguiu. “Eu falando isso estou perdendo votos, mas a verdade a gente não pode deixar de dizer. E temos um programa pra isso.”

Em julho, um relatório divulgado por agências da Organização das Nações Unidas trouxe outros detalhes preocupantes sobre a mais grave face da crise econômica nacional: a fome.

O número de pessoas no País a sofrerem com insegurança alimentar moderada ou grave disparou de 37,5 milhões entre 2014 e 2016 para 61,3 milhões entre 2019 e 2021. Neste período, 15,4 milhões de brasileiros viveram sob insegurança alimentar grave. Entre 2014 e 2016, eram 3,9 milhões.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo