Política

Bolsonaro venceu em 87 das 100 cidades com maior mortalidade por Covid, mostra site

Levantamento do portal Metrópoles cruzou os votos do ex-capitão com o rastro de mortes deixadas pela pandemia

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

Um levantamento divulgado nesta sexta-feira 7 pelo portal Metrópoles revela que Jair Bolsonaro (PL) venceu a disputa eleitoral em 87 das 100 cidades brasileiras com as maiores taxas de mortalidade por Covid-19 durante a pandemia.

O balanço leva em conta apenas os municípios que possuem mais de 20 mil habitantes e que, segundo o Ministério da Saúde, tiveram recordes de mortes por 100 mil habitantes pelo vírus ao longo da pandemia. Já os dados de votação são do Tribunal Superior Eleitoral.

Das dez primeiras cidades com o maior número de mortes a cada 100 mil habitantes, Bolsonaro venceu em oito. São Caetano do Sul (SP) é o primeiro município da lista, com taxa de 706 mortes/100 mil habitantes. Por lá, o ex-capitão venceu por 50,33%, contra 33,34% de Lula (PT). Na segunda cidade, São José do Rio Preto (SP), com 688 mortes/100 mil, a vantagem salta para 60,91%, contra 29,34% do petista.

As duas únicas cidades do top 10 em que Bolsonaro não foi o vencedor é Iturama (MG), terceira da lista com taxa de mortalidade de 670. Por lá, Lula aparece com 53,07%, ante 42,21% de Bolsonaro. O outro município é Santa Helena de Goiás (GO), 608 mortes/100 mil habitantes, a vantagem do petista é de apenas 0,3% – 46,09%, contra 46,06%.

Já no recorte populacional, das 30 cidades com mais de 100 mil habitantes que aparecem no levantamento, Bolsonaro vence em 28. Lula aparece na frente apenas em Niterói (RJ) e Ituiutaba (MG).

Veja abaixo a íntegra do levantamento realizado pelo Metrópoles:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo