Bolsonaro usa ator para distribuir bananas a jornalistas na saída do Alvorada

O momento foi transmitido em uma live. No dia anterior, governo havia publicado cartilha de proteção à imprensa e jornalistas

Apoie Siga-nos no

A cobertura da saída do presidente Jair Bolsonaro do Palácio da Alvorada, que acontece diariamente em Brasília, teve como elemento extra desta quarta-feira 04 a presença de um ator vestido de presidente, que distribuia bananas aos jornalistas presentes no local.

O momento foi transmitido em uma live no Facebook do presidente. Ao longo da transmissão, Bolsonaro se reúne com os apoiadores que o aguardam e se esquiva de responder perguntas sobre o resultado do PIB brasileiro em 2019, que apresentou o menor crescimento dos últimos três anos.

O ator sai do carro depois do chefe da Secom, Fabio Wajngarten, e toca uma corneta. O sósia chama os apoiadores para tirar fotos. Ele pega uma caixa com bananas e começa a oferecer aos jornalistas que diariamente acompanham a saída de Bolsonaro do Palácio da Alvorada.

Em seguida, o ator, que carrega a faixa presidencial, se coloca à disposição da imprensa. “Foi o presidente Jair Bolsonaro que pediu para distribuir banana?”, questiona um jornalista. “Não vem com esse papo não, foi ideia minha, isso aqui se chama humorista”, responde o ator.


Posted by Jair Messias Bolsonaro on Wednesday, March 4, 2020

No dia anterior, o governo reeditou e publicou uma cartilha de 2018 sobre a proteção de jornalistas e outros comunicadores. O documento traz as obrigações governamentais acerca da prevenção, proteção e acesso à justiça em casos de violência cometida contra esses profissionais em razão do exercício do seu direito à liberdade de pensamento e expressão.

Entre as obrigações do governo, estão fazer discursos públicos que contribuam para prevenir a violência contra jornalistas e comunicadores e campanhas e capacitações de agentes do Estado sobre o papel desses profissionais em sociedades democráticas, diz o documento.

*Com informações da Agência Brasil 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.