Política

Bolsonaro usa ator para distribuir bananas a jornalistas na saída do Alvorada

O momento foi transmitido em uma live. No dia anterior, governo havia publicado cartilha de proteção à imprensa e jornalistas

Apoie Siga-nos no

A cobertura da saída do presidente Jair Bolsonaro do Palácio da Alvorada, que acontece diariamente em Brasília, teve como elemento extra desta quarta-feira 04 a presença de um ator vestido de presidente, que distribuia bananas aos jornalistas presentes no local.

O momento foi transmitido em uma live no Facebook do presidente. Ao longo da transmissão, Bolsonaro se reúne com os apoiadores que o aguardam e se esquiva de responder perguntas sobre o resultado do PIB brasileiro em 2019, que apresentou o menor crescimento dos últimos três anos.

O ator sai do carro depois do chefe da Secom, Fabio Wajngarten, e toca uma corneta. O sósia chama os apoiadores para tirar fotos. Ele pega uma caixa com bananas e começa a oferecer aos jornalistas que diariamente acompanham a saída de Bolsonaro do Palácio da Alvorada.

Em seguida, o ator, que carrega a faixa presidencial, se coloca à disposição da imprensa. “Foi o presidente Jair Bolsonaro que pediu para distribuir banana?”, questiona um jornalista. “Não vem com esse papo não, foi ideia minha, isso aqui se chama humorista”, responde o ator.

Posted by Jair Messias Bolsonaro on Wednesday, March 4, 2020

No dia anterior, o governo reeditou e publicou uma cartilha de 2018 sobre a proteção de jornalistas e outros comunicadores. O documento traz as obrigações governamentais acerca da prevenção, proteção e acesso à justiça em casos de violência cometida contra esses profissionais em razão do exercício do seu direito à liberdade de pensamento e expressão.

Entre as obrigações do governo, estão fazer discursos públicos que contribuam para prevenir a violência contra jornalistas e comunicadores e campanhas e capacitações de agentes do Estado sobre o papel desses profissionais em sociedades democráticas, diz o documento.

*Com informações da Agência Brasil 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo