Política

Bolsonaro tinha conhecimento das negociações das joias, diz TV

A informação foi repassada por investigadores da PF ao programa Fantástico, da Globo; a íntegra das mensagens, no entanto, ainda não foi revelada

PF mira entorno do ex-capitão em nova operação. São alvos: o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid; seu pai, o general Mauro Lourena Cid; e o advogado do clã do ex-capitão Frederick Wassef. Fotos: PR; Alesp; e AFP
Apoie Siga-nos no

A Polícia Federal (PF) investiga a rota das joias e dos itens de luxo recebidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tendo como foco a participação do ex-ajudante de ordens Mauro Cid nas negociações para vendê-los. Ponto-chave para o caso é o material contido no celular de Mauro Cid, que está nas mãos da PF. De acordo com matéria do programa Fantástico, da TV Globo, veiculada no último domingo 20, Bolsonaro tinha conhecimento das negociações sobre as joias.

A publicação aponta que uma fonte da PF confirma que as mensagens trocadas entre Bolsonaro e Cid indicam que o ex-presidente sabia da venda e do resgate das joias. Entretanto, ainda não foi revelado o teor completo das supostas mensagens. Sobre o caso, até o momento, Mauro Cid, que está preso desde maio, é investigado pelo suposto esquema. A PF, importante registrar, ainda não concluiu a perícia total do material contido no aparelho.

Vale lembrar que, no final de semana passada, o apontamento sobre o conhecimento de Bolsonaro no esquema também foi feito pelo novo advogado de Cid, Cezar Bitencourt. Após conversar com o advogado do ex-capitão, porém, ele fez uma espécie de recuo e embaralhou a versão. A indicação de que partiu de Bolsonaro a ordem de venda de um Rolex resiste.

Bolsonaro, por sua vez, ainda não foi alvo direto de operações dos órgãos de controle. Entretanto, a cada novo depoimento de pessoas envolvidas no caso, o nome do ex-presidente se aproxima das negociações. Vale destacar que, sobre o caso, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) já autorizou a quebra dos sigilos fiscal e bancário de Bolsonaro, da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e do próprio Mauro Cid.

A matéria apresentada no domingo pelo semanário da Globo mostrou, também, um quadro elaborado do conjunto de joias que estão sob análise da PF. A princípio, os investigadores estão se debruçando sobre os detalhes de joias femininas, kits masculinos e uma escultura de cavalo, feita de liga metálica. 

De acordo com autoridades da PF, as joias femininas, por exemplo, são avaliadas em 4,15 milhões de reais. Entre os itens masculinos, os destaques são relógios da marca Choppard (avaliado em quase 700 mil reais) e Rolex, além de uma caneta de ouro branco e diamantes, avaliada em 100 mil reais. 

As defesas dos envolvidos, incluindo Bolsonaro, não se manifestaram sobre a matéria que indica o conhecimento do ex-presidente. Desde que o caso das joias foi revelado, Bolsonaro vem afirmando que não tem relação com o ocorrido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo