CartaExpressa

Bolsonaro quer criar lambança com indulto a Silveira. Ele sabe que é nulo, diz Ciro

Para o pedetista, o perdão foi concedido fora do prazo e sem atender aos critérios da impessoalidade, requisitos exigidos pela lei brasileira

Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O pré-candidato à presidência pelo PDT, Ciro Gomes, afirmou nesta terça-feira 26 que o presidente Jair Bolsonaro (PL) quis criar uma “lambança” ao conceder o indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).

Em entrevista  José Luiz Datena, da rádio Bandeirantes, o pedetista ainda salientou que o perdão foi usado como uma estratégia para desviar a atenção de problemas maiores, como a inflação, o desemprego e o valor dos combustíveis. 

“[Bolsonaro] é orientado por um grande bandido chamado Steven Banon para mudar o lugar onde acontece a discussão”, disse. 

Para Ciro, o indulto foi concedido fora do prazo e sem atender aos critérios da impessoalidade, requisitos exigidos pela lei brasileira. 

“A graça é individual e acontece pelo presidente da República diante de critérios. Mas não foram obedecidos pelo Bolsonaro”, afirmou. “Você não pode conceder um perdão para um cara que não está julgado ainda. Ainda cabe uma série de recursos que não permite que a sentença seja considerada transitada em julgada. É uma questão temporal que faz com que o decreto do presidente seja simplesmente nulo. Ele sabe disso”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo