Política

Bolsonaro pede desculpas ao STF por vídeo que compara ministros a hienas

Presidente afirmou que não se podia culpar Carlos Bolsonaro pela publicação. Hoje, apoiadores impulsionaram a hashtag #HienasdeToga

O presidente Jair Bolsonaro (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro resolveu pedir desculpas ao Supremo Tribunal Federal por comparar a instituição a ‘hienas’ em um vídeo publicado na segunda-feira 28 nas redes sociais – que foi apagado depois.

“Me desculpo publicamente ao STF. Foi uma injustiça, sim, corrigimos e vamos publicar uma matéria que leva para esse lado das desculpas. Erramos e haverá retratação”, disse Bolsonaro ao jornal O Estado de S. Paulo.

Bolsonaro aproveitou para isentar-se do ato da publicação do vídeo, o que atribuiu a terceiros, mas disse que a culpa era sua. Questionado sobre a possibilidade do filho Carlos Bolsonaro ter feito a publicação – o que já aconteceu antes em relação a -, o presidente disse que “não se pode culpar o Carlos”, já que outras pessoas também possuem a senha da rede social do presidente. Veja o vídeo completo abaixo:

Em viagem pelos Emirados Árabes Unidos, Bolsonaro havia virado as costas mais cedo para jornalistas que o questionaram acerca do vídeo e, também, de uma declaração do ministro do Supremo Celso de Mello sobre o ocorrido.

“Esse comportamento revelado no vídeo em questão, além de caracterizar absoluta falta de “gravitas” e de apropriada estatura presidencial, também constitui a expressão odiosa (e profundamente lamentável) de quem desconhece o dogma da separação de poderes e, o que é mais grave, de quem teme um Poder Judiciário independente e consciente”, disse o ministro.

Apesar do pedido de desculpas de Bolsonaro, a hashtag #HienasDeToga era uma das mais comentadas do Twitter na manhã desta terça-feira, impulsionada por apoiadores do presidente e perfis robôs usualmente utilizados em ações semelhantes.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.