Política

Bolsonaro se compara a ‘leão’ e nomeia PSL, MBL e STF como inimigos em vídeo

Presidente compartilha vídeo em que é ‘leão’ atacado por hienas – que são o MBL, o STF, a PSL, a ONU, o eleitor ‘isentão’, entre outros

Bolsonaro é 'leão' em vídeo publicado nas redes sociais. (Foto: Reprodução)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro postou um vídeo enigmático nas redes sociais nesta segunda-feira 28. Comparando-se a um leão cercado por hienas, cada uma delas representa um “inimigo” em potencial do presidente. A lista é extensa e inclui, entre os algozes de Bolsonaro, o seu próprio partido – PSL -, o Movimento Brasil Livre, o Supremo Tribunal Federal e até a Lei Rouanet.

Bolsonaro ainda faz menção às eleições que acontecem na América Latina como elementos de soma aos “ataques” que diz receber no vídeo. “Chile, Argentina, Bolívia, Peru, Equador… Mais que a vida, a nossa LIBERDADE. Brasil acima de tudo! Deus acima de todos!”, escreveu.

 

No fim do vídeo, figura o recado claro do presidente à base apoiadora ao passo que o leão “conservador patriota” entra em cena: “Vamos apoiar o nosso presidente até o fim e não atacá-lo. Já tem a oposição para fazer isso”.

O presidente apagou o vídeo pouco mais de uma hora após a publicação. Assista-o completo abaixo:

A lista que aparece no vídeo é extensa. Entre os partidos, ele coloca o PT, o PSL, o PDT, o PSOL, o PCdoB e o PSDB no mesmo contexto de inimigos do governo.

Na questão dos movimentos sociais e entidades civis, estão a Força Sindical, o MBL, o feminismo (representado pelo símbolo da Vênus), o Greenpeace, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores).

A mídia também entre nessa lista. Folha de S. Paulo, Estadão, Veja, Globo e Jovem Pan são citadas. Para finalizar, há também menção à Lei Rouanet, ao STF, à ONU, à OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e ao eleitor “isentão”.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo