Política

Bolsonaro muda planos e lançará candidatura à reeleição em 24 de julho, no Rio

O PL procurava um espaço em São Paulo para lançar oficialmente a chapa pura do atual presidente com Braga Netto

Bolsonaro muda planos e lançará candidatura à reeleição em 24 de julho, no Rio
Bolsonaro muda planos e lançará candidatura à reeleição em 24 de julho, no Rio
Foto: Sergio Lima / AFP
Apoie Siga-nos no

Em uma reviravolta nos planos do PL, o presidente Jair Bolsonaro já escolheu data e lugar para lançar oficialmente sua candidatura à reeleição: 24 de julho, um domingo, no ginásio Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada por Fabio Wajngarten, ex-secretário de Comunicação Social do governo que integra a campanha de Bolsonaro.

O PL procurava um espaço em São Paulo para lançar oficialmente a chapa pura Bolsonaro-Braga Netto. A estratégia tinha como objetivo fortalecer o chefe do Executivo no maior colégio eleitoral do País e ainda dar impulso a Tarcísio de Freitas (Republicanos), pré-candidato bolsonarista a governador. Mas a campanha não encontrou locais disponíveis para um evento do porte desejado, com cerca de 10 mil pessoas.

Outra proposta era manter o lançamento em Brasília, no ginásio Nilson Nelson. No entanto, o chamado “QG da reeleição”, comandado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), passou hoje a argumentar pelo Rio de Janeiro. “É o berço político da família Bolsonaro e um colégio eleitoral mais importante do que o Distrito Federal. Lá, o presidente está praticamente empatado com Lula e precisa dar uma virada. Além disso, o governador é aliado do presidente”, resumiu uma fonte do PL sobre as mudanças de planos.

De acordo com a mais recente pesquisa Datafolha, Lula tem 41% das intenções de voto no Estado contra 34% de Bolsonaro. A distância seria de 1 ponto porcentual no limite de margem de erro, de três pontos porcentuais. No Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro (PL) tenta a reeleição com apoio de Bolsonaro. Pelo Datafolha, ele tem 21% das intenções de voto na disputa pelo governo contra 22% do pré-candidato Marcelo Freixo (PSB).

Candidatura de Ciro será homologada no dia 20

A convenção nacional do PDT, que homologará a candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, será realizada no dia 20 em Brasília.

Essa é a primeira data do prazo permitido para convenções pela legislação. O objetivo é aproveitar ao máximo o período eleitoral com a candidatura de Ciro oficializada.

A convenção será realizada na sede do PDT Nacional.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo