Política

Bolsonaro indica pastor e diretora de festival de cinema cristão para Ancine

O Pastor Tutuca já esteve à frente de programa de celebridades; Verônica Blender é roteirista de filme sobre amor e fé

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou para apreciação do Senado, nesta sexta-feira, a indicação de dois nomes ligados à igreja evangélica para diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema): Edilásio Barra e Veronica Brendler. A diretoria é composta por quatro integrantes.

Barra, conhecido como pastor Tutuca, é colunista social e atuou frente ao programa VIP, da Rede TV, onde entrevistava artistas, socialites e empresários. Uma de suas defesas direito de obras evangélicas terem acesso a verbas públicas em um sistema “sem viés ideológico”, como defendeu em entrevista à BBC Brasil, no ano passado. “Acho que a esquerda tem de entender que a direita assumiu esse país. O que é ser direita? É ser liberal e conservador, é progredir com os bons costumes e a família. Por que não pode ter filme que fala da família? Por que não pode ter filme que preserve os bons costumes? Por que não pode ter filme gospel?”, afirmou .

 

Tutuca está na Ancine desde outubro de 2019, quando foi nomeado para o cargo de superintendente de Desenvolvimento Econômico, órgão responsável pelo Fundo Setorial do Audiovisual, principal instrumento de fomento direto do audiovisual no País. No início do mês, foi indicado para ocupar o cargo de diretoria interina da Ancine. Com o encaminhamento de seu nome agora ao Senado, ele será sabatinado e, se passar no teste, será efetivamente um dos quatro diretores da Ancine.

Verônica Brendler que se apresenta como cineasta e gestora cultural, por sua vez, é diretora do Festival Internacional de Cinema Cristão e nunca ocupou um cargo na Ancine. Em sua carreira há passagens em produções culturais para a Fiesp, Programa Jô Soares Onze e Meia, novelas da Globo, Record e SBT, e promoção de workshops culturais. Ela conta que já teve aprovados mais de 80 projetos culturais em leis de incentivo, por meio de sua produtora Agenda Cultural Brasil – e que dá palestras sobre isso. Também é roteirista de O Reencontro do Amor, filme que conta a história de uma mulher que é surpreendida pelo pedido de divórcio do marido, que tem uma amante. Ela então começa a escrever um diário num processo de resgate da fé. Essa sua busca por Deus acaba promovendo o reencontro do casal.

A Diretoria Colegiada da Ancine é composta por quatro nomes, incluindo o presidente do órgão. Hoje, quem ocupa o cargo interinamente é Alex Braga. Além de Edilásio, que estava como diretor substituto, estão no posto Vinicius Clay Araújo Gomes e Luana Rufino, integrante da Opus Dei, instituição católica que tem por fim promover entre pessoas de todas as classes da sociedade o desejo de plenitude da vida cristã no meio do mundo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo