Política

Bolsonaro exonera o ministro das Comunicações Fábio Faria

De acordo com edição desta quarta-feira do Diário Oficial, deputado pediu demissão. Presidente não nomeou substituto

O ministro Fábio Faria. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) exonerou o ministro das Comunicações, o deputado Fábio Faria (PP-RN). De acordo com a publicação no Diário Oficial da União desta quarta-feira, o parlamentar pediu demissão. O presidente não nomeou um substituto.

Fábio Faria assumiu a pasta em junho de 2020, quando era filiado ao PSD. Em março deste ano, o ministro migrou para o PP, sigla do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (AL). A saída ocorreu após o presidente do PSD, Gilberto Kassab, declarar que a legenda não apoiaria a reeleição de Bolsonaro.

Licenciado do Congresso desde 2020, o ex-ministro bolsonarista não concorreu as eleições deste ano. Ele chegou a cogitar disputar a vaga ao Senado pelo seu estado, no entanto desistiu da disputa pela candidatura de Rogério Marinho (PL), então ministro do Desenvolvimento Regional. Marinho foi eleito.

Inserções de rádio

Faria foi um dos coordenadores da campanha do presidente à reeleição, e se envolveu em um dos casos mais emblemáticos da disputa. Na reta final do segundo turno, o ministro convocou uma entrevista coletiva em frente ao Palácio da Alvorada pelas redes sociais para tratar o que chamou de “fato grave”.

Na ocasião, ele afirmou que teve uma reunião “informal” com o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e apresentou junto aos advogados da campanha um pedido a Corte em que alegavam, sem provas, que algumas rádios, especialmente do Nordeste, teriam priorizado inserções de Lula em detrimento às de Bolsonaro. No pedido, também solicitavam que as inserções do petista fossem suspensas em todas as rádios do país.

Moraes, contudo, rejeitou a ação por ausências de provas e inconsistências feitas no levantamento apresentado pela campanha de Bolsonaro. Determinou, ainda, apuração sobre possível “cometimento de crime eleitoral com a finalidade de tumultuar o segundo turno do pleito em sua última semana”.

Dias após a crise, Faria disse estar arrependido de ter levantado suspeitas sobre falhas nas inserções em emissoras de rádio. Ele declarou que seu objetivo, ao convocar a coletiva, era tentar um acordo com o TSE para compensar eventuais prejuízos na propaganda do presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo