Política

Bolsonaro estava incomodado, inquieto e constrangido, diz Lula sobre a posse de Moraes

Para o petista, o comportamento do ex-capitão se deve ao fato de não gostar de democracia

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) compartilhou nesta quarta-feira 17 as suas impressões sobre a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL) na posse do ministro Alexandre de Moraes, que assumiu oficialmente o Tribunal Superior Eleitoral.

O petista, que sentou ao lado dos ex-presidentes José Sarney (MDB), Michel Temer (MDB) e Dilma Rousseff (PT), ficou a poucos metros do ex-capitão na solenidade.

“O Bolsonaro estava muito incomodado porque ouviu a palavra democracia e críticas ao autoritarismo e às fake news”, disse Lula em entrevista à Rádio Super, de Minas Gerais. “A cada discurso sobre democracia era visível a cara de constrangimento. Ele quase não bateu palma e, com muita má vontade, ficava em pé para aplaudir”.

No evento, Moraes defendeu a efetividade das urnas eletrônicas e elogiou o trabalho da Justiça Eleitoral. “Ela existe para garantir que o exercício da democracia seja realizado de maneira segura, confiável e transparente.”

O magistrado foi aplaudido por exatos 40 segundos após afirmar que “somos a única democracia do mundo que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência”.

Segundo o novo presidente da Corte, “a vocação pela democracia e a coragem de combater aqueles que são contrários aos ideais constitucionais e aos valores republicanos de respeito à soberania popular permanece nesta Justiça Eleitoral e neste TSE, que, continuamente, vêm se aperfeiçoando, principalmente com a implementação e a melhoria das urnas eletrônicas.”

Para Lula, o evento “foi um ato de fortalecimento do processo do Estado de Direito democrático do Brasil e de valorização da democracia”.

“Eu compreendo esse comportamento dele [do Bolsonaro], pois passou o tempo inteiro desaforando a Justiça Eleitoral, desacreditando as urnas eletrônicas e desmoralizando as instituições”, declarou o ex-presidente.  “Ele estava incomodado porque não gosta de democracia”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo