CartaExpressa

Bolsonaro e Wal do Açaí desistem de defesa da AGU em ação por improbidade

O comunicado foi enviado à Justiça Federal do Distrito Federal; a dupla indicou advogados particulares no processo

Foto: Facebook Wal do Açaí Foto: Facebook Wal do Açaí
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, desistiram de contar com a defesa da Advocacia-Geral da União e indicaram advogados particulares para atuar na ação de improbidade administrativa movida contra eles pelo Ministério Público.

O comunicado foi feito por meio de um despacho enviado à Justiça Federal do Distrito Federal pela AGU. No documento, cujo teor foi revelado pela TV Globo, o órgão afirma que deixou o caso no final de dezembro.

“Nos termos da legislação vigente, há incompatibilidade entre a representação pela AGU e por advogado privado, nos termos do art. 11, IX, da Portaria AGU nº 428, de agosto de 2019”, diz um trecho do despacho.

De acordo com o MP, Wal do Açaí era funcionária fantasma do gabinete de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, entre 2003 e 2018. Nesses 15 anos, apesar de estar lotada como secretária parlamentar com um salário de 1,4 mil reais, ela nunca esteve em Brasília.

A AGU assumiu a defesa do caso em maio do ano passado, sob a justificativa de que ela trabalhou como agente pública e, por isso, teria direito a ser defendida pelo órgão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo