CartaExpressa
Bolsonaro e Wal do Açaí desistem de defesa da AGU em ação por improbidade
O comunicado foi enviado à Justiça Federal do Distrito Federal; a dupla indicou advogados particulares no processo
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e Walderice Santos da Conceição, a Wal do Açaí, desistiram de contar com a defesa da Advocacia-Geral da União e indicaram advogados particulares para atuar na ação de improbidade administrativa movida contra eles pelo Ministério Público.
O comunicado foi feito por meio de um despacho enviado à Justiça Federal do Distrito Federal pela AGU. No documento, cujo teor foi revelado pela TV Globo, o órgão afirma que deixou o caso no final de dezembro.
“Nos termos da legislação vigente, há incompatibilidade entre a representação pela AGU e por advogado privado, nos termos do art. 11, IX, da Portaria AGU nº 428, de agosto de 2019”, diz um trecho do despacho.
De acordo com o MP, Wal do Açaí era funcionária fantasma do gabinete de Bolsonaro na Câmara dos Deputados, entre 2003 e 2018. Nesses 15 anos, apesar de estar lotada como secretária parlamentar com um salário de 1,4 mil reais, ela nunca esteve em Brasília.
A AGU assumiu a defesa do caso em maio do ano passado, sob a justificativa de que ela trabalhou como agente pública e, por isso, teria direito a ser defendida pelo órgão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Não disputo eleição enquanto Lula estiver no poder, diz prefeita bolsonarista que renunciou ao cargo
Por CartaCapital
Lula comandará o Conselho sobre Mudança do Clima, anuncia Marina ao assumir o Meio Ambiente
Por CartaCapital



