Política

Bolsonaro é ruim ou péssimo para 54% dos brasileiros, diz pesquisa

De acordo com levantamento PoderData, mais de 1/3 da população diz que vida piorou com a chegada do ex-capitão ao poder

Foto: EVARISTO SA/AFP
Apoie Siga-nos no

Para 54% dos brasileiros, o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é ruim ou péssimo. Os dados são da mais recente pesquisa PoderData, divulgada pelo site Poder360 nesta quinta-feira 9.

A indicação representa uma leve melhora na percepção negativa do presidente, que chegou a patamares próximos aos 60% nos últimos levantamentos. Na pesquisa anterior, por exemplo, o grupo somava 57%.

Ainda assim, o índice confirma que a avaliação negativa do governo segue em alta. Mais da metade da população não vê o presidente como um bom gestor e a percepção positiva sobre Bolsonaro ficou estagnada em 22%, repetindo os menores resultados registrados pela PoderData.

Entre os homens, Bolsonaro tem o seu melhor desempenho, com avaliação positiva de 29%. O índice cai para 17% entre as mulheres entrevistadas. Por regiões, o Nordeste é quem pior avalia o ex-capitão, com 64% indicando que ele é ruim ou péssimo. Já no Sul, 28% consideram Bolsonaro bom ou ótimo, segundo a PoderData.

A mesma pesquisa ainda mediu a percepção dos entrevistados sobre as suas condições de vida desde a chegada de Bolsonaro ao poder. Para 37% dos brasileiros, a vida piorou com o ex-capitão ocupando a Presidência. Só 22% indicam uma melhora de vida alavancada pela atuação do presidente e 37% não sentiram nenhuma mudança.

Os números dão fortes indícios de que as motivações da avaliação negativa de Bolsonaro estão relacionadas a questões econômicas. Em setembro do ano passado, quando o grupo que considerava seu governo bom ou ótimo era maior do que aquele que o considerava ruim ou péssimo, a maior parte dos brasileiros também apontava melhora na vida com o presidente. Naquele momento, 37% dizia ter sua vida alavancada por Bolsonaro, enquanto 28% indicava piora desde que o ex-capitão assumiu. Foi neste período parcela considerável da população recebeu o Auxílio Emergencial.

No gráfico, é possível ver que as curvas entre os dois grupos se invertem ainda antes de janeiro. É neste mesmo momento que Bolsonaro também passa a ter avaliação negativa superando a avaliação positiva pela primeira vez.

Foto: Reprodução

Para chegar aos resultados, a PoderData entrevistou 3 mil pessoas seguindo a proporção de perfil da população brasileira. As entrevistas foram realizadas entre 6 e 8 de dezembro e a margem de erro do levantamento é de 1,8 pontos percentuais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo