Política

Bolsonaro é ‘reprovado’ por 58% dos católicos e 41% dos evangélicos, indica pesquisa

Religiosos corresponderam a uma das principais fatias do eleitorado do ex-capitão em 2018

Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A mais nova PoderData, divulgada nesta quinta-feira 3, mostra a queda da popularidade de Jair Bolsonaro (PL) em um dos segmentos que mais o apoiaram em 2018: os religiosos.

De acordo com a pesquisa, o presidente é ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para 58% do eleitorado católico brasileiro e para 41% dos evangélicos. Entre os seguidores do Papa, 23% disseram considerar o ex-capitão ‘bom’ ou ‘ruim’. Entre os evangélicos, o percentual sobe para 39%.

A alta reprovação entre evangélicos marca um momento crítico para Bolsonaro. A queda na sua popularidade nesta parcela da população ocorre logo após a posse de André Mendonça, o ministro ‘terrivelmente evangélico’, no STF e em meio a um afastamento da Igreja Universal, uma de suas principais fiadoras neste eleitorado.

O Republicanos, partido ligado à Edir Macedo, poderá formar palanque para os adversários do presidente, Lula (PT) e Sergio Moro (Podemos). Também agravam o rompimento a ineficaz intervenção de Bolsonaro e Hamilton Mourão para estancar a crise da Universal em Angola.

Foto: Reprodução

Mais cedo, a PoderData também revelou que a avaliação geral do governo segue negativa. Ao todo, 53% dos brasileiros considera o atual presidente como ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

A pesquisa entrevistou, por telefone, 3 mil pessoas e seguiu critérios que levam em conta a proporcionalidade da população. A margem de erro é de 2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.

Na quarta-feira 2, em outro recorte do levantamento, a PoderData mostrou um empate técnico entre Lula e Bolsonaro no eleitorado masculino, com 39% das intenções de voto para o petista e 38% para o ex-capitão.

No resultado geral do levantamento, no entanto, Bolsonaro está em desvantagem. Lula soma 41% das intenções de voto enquanto o ex-capitão tem apenas 30%. Sergio Moro (Podemos) e Ciro Gomes (PDT) estão empatados em terceiro lugar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo