Política

Bolsonaro é o pré-candidato mais rejeitado nestas eleições, aponta Ipespe

Avaliação do trabalho do ex-capitão também segue negativa e soma 60% de reprovação, de acordo com o levantamento do instituto

Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o pré-candidato mais rejeitado na disputa eleitoral deste ano, segundo a pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 25. Ao todo, 59% dos entrevistados pela pesquisa marcam a opção ‘não voto de jeito nenhum’ quando questionados sobre a pré-candidatura do ex-capitão.

O potencial de votos em Bolsonaro também está distante dos primeiros colocados. Os resultados indicam um teto de 41% em favor do ex-capitão, divididos entre 32% de ‘com certeza votaria’ e ‘9% de poderia votar’.

Neste quesito, quem lidera é o ex-presidente Lula (PT), que soma 56% de indicações favoráveis ao seu nome. Destas, 45% indicam ‘certeza de voto’ e 11% estariam abertos a essa possibilidade. Em seguida, vem Ciro Gomes (PDT), com 53% de potencial de voto. O cenário, porém, é oposto ao petista, com 12% de apontamentos ‘com certeza votaria’ e 41% de eleitores abertos a essa possibilidade.

Já na rejeição, Lula tem 43% e Ciro 41%. Luciano Bivar (União Brasil), apesar de ser desconhecido por 50% dos entrevistados, soma 42% de rejeição à sua pré-candidatura. O cenário é semelhante ao enfrentado por Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’avila (Novo) e André Janones (Avante). Os três políticos somam índices de rejeição relativamente próximos ao 40%, apesar de terem altos níveis de desconhecimento.

Veja os números:

Reprovação ao governo Bolsonaro é de 60%

Além de ser o pré-candidato mais rejeitado pelos eleitores, Bolsonaro também concentra altos índices de reprovação e avaliação negativa ao trabalho desempenhado como presidente.

Ao todo, 60% dos entrevistados reprovam o governo do ex-capitão. Só 35% dizem estar de acordo com o trabalho feito pela atual gestão. Na avaliação, Bolsonaro reúne 51% de indicações ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para se referir ao seu trabalho. ‘Bom’ e ‘ótimo’ somam apenas 31%.

A pesquisa do instituto Ipespe foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio com mil entrevistas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.

No principal cenário eleitoral monitorado pelo levantamento, Lula aparece na liderança com 45% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, tem 34%. Ciro figura em terceiro lugar com 8%. Já Simone Tebet soma apenas 3%.

Confira a íntegra da pesquisa:

2022_05_04 PESQUISA IPESPE

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo