Política
Bolsonaro é o pré-candidato mais rejeitado nestas eleições, aponta Ipespe
Avaliação do trabalho do ex-capitão também segue negativa e soma 60% de reprovação, de acordo com o levantamento do instituto


O presidente Jair Bolsonaro (PL) é o pré-candidato mais rejeitado na disputa eleitoral deste ano, segundo a pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira 25. Ao todo, 59% dos entrevistados pela pesquisa marcam a opção ‘não voto de jeito nenhum’ quando questionados sobre a pré-candidatura do ex-capitão.
O potencial de votos em Bolsonaro também está distante dos primeiros colocados. Os resultados indicam um teto de 41% em favor do ex-capitão, divididos entre 32% de ‘com certeza votaria’ e ‘9% de poderia votar’.
Neste quesito, quem lidera é o ex-presidente Lula (PT), que soma 56% de indicações favoráveis ao seu nome. Destas, 45% indicam ‘certeza de voto’ e 11% estariam abertos a essa possibilidade. Em seguida, vem Ciro Gomes (PDT), com 53% de potencial de voto. O cenário, porém, é oposto ao petista, com 12% de apontamentos ‘com certeza votaria’ e 41% de eleitores abertos a essa possibilidade.
Já na rejeição, Lula tem 43% e Ciro 41%. Luciano Bivar (União Brasil), apesar de ser desconhecido por 50% dos entrevistados, soma 42% de rejeição à sua pré-candidatura. O cenário é semelhante ao enfrentado por Simone Tebet (MDB), Luiz Felipe D’avila (Novo) e André Janones (Avante). Os três políticos somam índices de rejeição relativamente próximos ao 40%, apesar de terem altos níveis de desconhecimento.
Veja os números:
Reprovação ao governo Bolsonaro é de 60%
Além de ser o pré-candidato mais rejeitado pelos eleitores, Bolsonaro também concentra altos índices de reprovação e avaliação negativa ao trabalho desempenhado como presidente.
Ao todo, 60% dos entrevistados reprovam o governo do ex-capitão. Só 35% dizem estar de acordo com o trabalho feito pela atual gestão. Na avaliação, Bolsonaro reúne 51% de indicações ‘ruim’ ou ‘péssimo’ para se referir ao seu trabalho. ‘Bom’ e ‘ótimo’ somam apenas 31%.
A pesquisa do instituto Ipespe foi realizada entre os dias 23 e 25 de maio com mil entrevistas por telefone. A margem de erro do levantamento é de 3,2 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95,5%.
No principal cenário eleitoral monitorado pelo levantamento, Lula aparece na liderança com 45% das intenções de voto. Bolsonaro, por sua vez, tem 34%. Ciro figura em terceiro lugar com 8%. Já Simone Tebet soma apenas 3%.
Confira a íntegra da pesquisa:
2022_05_04 PESQUISA IPESPE
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula vai a 45% das intenções de voto e Bolsonaro fica com 34%, mostra Ipespe
Por CartaCapital
O destino dos 4% de votos de Doria, segundo Antonio Lavareda, do Ipespe
Por Leonardo Miazzo