Política

Bolsonaro é o mais rejeitado entre os pré-candidatos, aponta Ipespe

Principal adversário do ex-capitão, Lula tem uma taxa de 43% que dizem não votar no petista de jeito nenhum

EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A mais nova pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira 6 aponta que a rejeição ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que alcançou 64% em janeiro, caiu para 60% neste último levantamento. Ainda assim, o ex-capitão, entre os pré-candidatos, é o que tem o maior índice.

O principal adversário de Bolsonaro na corrida eleitoral, Lula (PT), tem uma taxa de 43% que dizem não votar no petista de jeito nenhum.

Para os resultados, o Ipespe realizou 1.000 entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais.

De acordo com o instituto, as oscilações coincidem com a continuidade da melhora da avaliação de Bolsonaro. “O índice de ótimo e bom atingiu 31% ante 30% na última pesquisa, uma tendência de crescimento que segue desde janeiro, quando as avaliações positivas eram 24%. As avaliações negativas restaram estáveis, em 52%”, diz o comunicado.

Também registaram oscilações positivas as percepções sobre o caminho da economia (certo para 32%, contra 31% em abril e 22% em novembro do ano passado) e sobre o noticiário em relação ao governo (positivo para 14%, ante 13% na última leitura e 7% em janeiro).

O Ipespe mostrou ainda que o cenário pouco se alterou desde o levantamento anterior, feito em abril. Lula, apesar da oscilação de um ponto percentual a menos, segue na liderança com 44% das intenções de voto. Bolsonaro registrou 31%.

Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT) com 8%, João Doria (PSDB) com 3%, e André Janones (Avante) com 2%. Simone Tebet (MDB) oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila (Novo) marcou 1%. Outros candidatos não chegaram a 1%.

Veja a pesquisa completa:

2022_05_01 PESQUISA IPESPE

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.