Política

Bolsonaro e Lula são líderes em crescimento nas redes sociais

Monitoramento digital reflete as pesquisas de opinião pública em que o petista e o atual chefe do Executivo aparecem à frente dos demais

Fotos: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil e Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Apoie Siga-nos no

Um levantamento da plataforma MonitoraBR, divulgado com exclusividade por CartaCapital, mostra que o presidente Jair Bolsonaro e o seu principal adversário nas eleições de 2022, o ex-presidente Lula, são os pré-candidatos que mais cresceram nas redes sociais no primeiro semestre deste ano.

De acordo com o monitoramento, feito de 1 de janeiro a 30 de junho, o atual chefe do Poder Executivo e o petista foram os que mais ganharam seguidores no Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

No estudo, que teve como objeto levantar dados e analisar a perfomance digital dos pré-candidatos, ainda aparecem os nomes de Ciro Gomes (PDT), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), o ex-juiz Sérgio Moro, o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e do apresentador Luciano Huck, que decidiu continuar na TV Globo.

No período analisado, o único que perdeu seguidores no Facebook foi Doria. O tucano, eleito com o slogan BolsoDoria, entrou em rota de coalização com o presidente após apostar na Coranavac, vacina produzida pela chinesa Sinovac em conjunto com o Instituto Butantan. No Instagram, a mesma situação se passou com o ex-ministro da Saúde Mandetta.

Os números refletem um pouco o que constatam os institutos de pesquisa, pois são justamente Lula e Bolsonaro que lideram as intenções de voto para a próxima eleição. O levantamento também confirma a dificuldade de uma candidatura de terceira via.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo