Política

Bolsonaro diz que secretário investigado pela PF está “está mais firme do que nunca”

Wajngarten é alvo de um inquérito da Polícia Federal, que investiga os crimes de corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa

Secretário Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo, Fabio Wajngarten, conversa com a imprensa após a cerimônia. (Foto: Alan Santos/PR)
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comentou, na manhã desta quarta-feira 05, sobre a situação do chefe da Secom (Secretaria de Comunicação) de seu governo, Fabio Wajngarten, que está sendo investigado pela Polícia Federal pelos crimes de corrupção passiva, peculato e advocacia administrativa por supostos conflitos de interesses entre seu cargo público e as empresas privadas que administra.

Para o presidente, a investigação não torna o secretário um criminoso e o fato de que a denúncia foi originária do Ministério Público Federal (MPF) fez Bolsonaro diminuir a situação.

“Não foi a PF que abriu [o inquérito]. O MP que pediu que fosse investigado. Então é completamente diferente do que você está falando. Dá a entender que ele é um criminoso – não é criminoso, eu não vi nada que atente contra ele”, afirmou Bolsonaro ao sair do Palácio da Alvorada.

Ele também garantiu que o posto de trabalho do secretário está garantido “Muda o disco. Wajngarten continua mais firme do que nunca”, disse à jornalistas.

O jornal Folha de S. Paulo apontou, em janeiro, que Wajngarten é suspeito de irregularidades por contratos com emissoras de televisão e agências de publicidade. O secretário é sócio de uma firma que tem contratos com empresas de comunicação – ao mesmo tempo, as mesmas empresas de comunicação recebem verbas da secretaria que ele comanda.

O chefe da Secom já é alvo de uma ação popular protocolada pelo PSOL, que pede sua demissão. Também foi notificado a prestar informações à Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, sobre três representações relacionadas aos contratos com emissoras de televisão e agências de publicidade.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo