Política

Bolsonaro diz que pediu acesso a diálogos da Vaza Jato: ‘Vão cair para trás’

Presidente afirmou que foi citado em mensagens e que pretende tornar público o conteúdo: ‘Lula não vai divulgar, eu vou’

O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira 12, que “mandou pedir” ao Supremo Tribunal Federal o acesso às mensagens trocadas no âmbito da Operação Lava Jato e que estão sob análise da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O chefe do Planalto disse que foi citado nos diálogos e que pretende divulgar o conteúdo.

“Mandei pedir aquela matéria hackeada que está na mão do PT, está na mão do Lula, e tem meu nome lá. Alguma coisa já passaram para mim. Vocês vão cair para trás. Chegando, eu vou divulgar. O Lula não vai divulgar, já falou que não vai, eu vou divulgar”, disse o presidente da República, em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada.

Bolsonaro afirmou ainda que há conversas de autoridades sobre como obtinham informações sobre sua vida financeira e de sua família, sem ordem judicial. O presidente disse que quer “pegar o cara que vendia informações” e sugeriu envolvimento do Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

“Algumas pessoas lá dentro fazem a coisa errada. Se não fizessem, o TRF-1 não teria anulado o processo contra aquele advogado”, disse, referindo-se à decisão do Tribunal de considerar ilegal o relatório do Coaf que levantou suspeitas sobre Frederick Wassef.

Em janeiro, o ministro Ricardo Lewandowski havia determinado que Lula tivesse direito ao acesso a todas as mensagens da Vaza Jato, obtidas pela Operação Spoofing. A autorização foi chancelada pela 2ª Turma do STF, com o voto dos ministros Kassio Nunes Marques, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes, além próprio Lewandowski, relator da ação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.