Política

Bolsonaro desiste de oferecer subsídios em conta de luz para igrejas

Presidente havia reclamado de receber ‘pancada’ sem ter decidido sobre o assunto

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira 15, que estão suspensas as negociações para oferecer subsídios a contas de energia de igrejas.

A decisão ocorreu após uma reunião no Palácio do Planalto com o pastor R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, e com o deputado federal Silas Câmara (Republicanos-AM), membro da Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional.

Na terça-feira 14, o presidente havia reclamado de tomar “pancada” sem ter decidido sobre a medida. “Eu não sei por que essa gana de dar pancada em mim o tempo todo. Eu assinei o decreto? Então por que essa pancada?”, reclamou.

Segundo Bolsonaro, o veto ao auxílio para as igrejas partiu da sua equipe econômica. Apesar de impacto mínimo, de acordo com o presidente, a política da economia é não criar mais subsídios.

Havia um texto inicial para o decreto, feito a pedido do presidente pelo Ministério de Minas e Energia. No entanto, a ideia sofreu resistência ao chegar na pasta da Economia.

Para a bancada evangélica, o decreto seria favorável porque os cultos religiosos são realizados à noite, em horário de pico no consumo de energia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo