Política

Bolsonaro defende “direito” de Trump de deportar brasileiros dos EUA

Presidente disse que respeita a soberania dos EUA e afirmou que lei brasileira de imigração é ‘uma vergonha’

O presidente Jair Bolsonaro defendeu deportação de brasileiros por Trump, durante entrevista na Índia. Foto: Alan Santos/PR
Apoie Siga-nos no

Durante visita à Índia, o presidente Jair Bolsonaro defendeu que os Estados Unidos têm “direito” de deportar brasileiros que estão no país ilegalmente. A declaração ocorreu neste sábado 25, durante entrevista a jornalistas na capital Nova Délhi.

Na madrugada deste sábado, chegou no Brasil um avião com 50 brasileiros deportados pelo governo do presidente americano, Donald Trump. A aeronave foi fretada pelo governo estadunidense e aterrissou no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte (MG), por volta da meia-noite.

“Olha, o que eu falar aqui vai dar polêmica, tá certo? Acho que, em qualquer país, as suas leis têm que ser respeitadas, né? Qualquer país do mundo onde pessoas estão lá de forma clandestina, é um direito daquele chefe de Estado, usando da lei, né, devolver esses nacionais”, declarou o presidente.

Bolsonaro também afirmou que não tratou diretamente com Trump sobre o tema e disse que lamenta que brasileiros se submetam à clandestinidade nos Estados Unidos.

“Lamento que os brasileiros foram buscar novas oportunidades lá fora e voltam para cá deportados. Lamento, mas temos que respeitar a soberania dos outros países”, disse.

Perguntado se o governo brasileiro pretende ajudar os Estados Unidos a identificar pessoas a serem deportadas, Bolsonaro disse que o Brasil não tem esse controle. O presidente aproveitou para criticar a lei brasileira de imigração, que, segundo ele, “é uma vergonha”.

“Se você for ler a nossa lei de imigração, nenhum país do mundo tem isso o que nós temos lá. É uma vergonha a nossa lei de imigração. Fui o único a votar contra [quando era deputado federal], foi simbólico, o único a discursar contra quando ela foi elaborada e votada lá. Fui muito criticado pela mídia, né? O pessoal chega no Brasil com mais direitos do que nós. Então, isso não pode acontecer. Afinal de contas, nós devemos preservar o nosso país, né? E se abrir as portas como está previsto na lei de imigração, o país pode receber um fluxo de gente muito grande e com muitos direitos”, declarou.

Após Trump apertar o cerco contra imigrantes nos Estados Unidos ao estabelecer, em julho de 2019, novas regras de banimento de ilegais, o governo Bolsonaro emitiu parecer, em agosto, facilitando o processo de deportação de brasileiros considerados clandestinos.

Na ocasião, o Brasil passou a permitir a devolução de brasileiros apenas com um atestado de nacionalidade. Segundo a agência Reuters, os Estados Unidos chegaram a ameaçar o governo brasileiro de sanções, caso não facilitasse o processo de deportação.

O avião que chegou a Confins neste sábado 25 é o segundo desde a facilitação de deportações de brasileiros. Em outubro de 2019, chegou a Belo Horizonte o primeiro voo, com cerca de 70 pessoas. Este tipo de medida não era aceita desde 2006 pelo Brasil.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo