Política

Bolsonaro ataca TSE e diz ser impossível Lula vencer no primeiro turno

Presidente volta a acusar o ministro Edson Fachin de trabalhar para eleger o petista e defende o voto impresso

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a atacar nesta segunda-feira 6 o sistema eleitoral brasileiro e ministros do Tribunal Superior Eleitoral.

“No meu tempo lá atrás, ganhava a eleição quem tinha voto dentro da urna. Agora, parece, quero que esteja errado, é um direito meu desconfiar, é um direito meu desconfiar, espero que não ganhe as eleições a quem tem amigo para contar o voto dentro do TSE”, afirmou o presidente em entrevista ao canal Agro+. “O grande problema que tem pela frente é a desconfiança do processo eleitoral. Não sou eu que falo isso, é a grande parte da população e documentos oficiais do próprio TSE”.

O presidente retomou a tese já desmentida pela Corte de que um ataque hacker  influenciou o resultado da eleição de 2018, vencida por ele. Bolsonaro também sugeriu que houve fraude no pleito de 2014, vencido pela ex-presidente Dilma Rousseff. À época, uma auditoria independente foi contratada pelo PSDB e concluiu que não houve nenhuma suspeita de alteração do resultado eleitoral. 

Para ele, os ministros Luís Roberto Barroso e Edson Fachin tramam para não que não haja transparência no pleito.

“Os ministros não aceitam qualquer participação de fora para participar do processo eleitoral. Eles convidam as Forças Armadas para participar de uma Comissão de Transparência, elas apresentam uma centena de vulnerabilidades e sugestões, o TSE acolhe uma ou outra sem muita importância e ignora o resto”, acusou. 

Bolsonaro disse ainda que Fachin trabalha para eleger o ex-presidente Lula (PT).

O presidente ainda coloca a moralidade do ministro presidente do TSE em discussão. “Foi o Fachin o responsável por tirar o Lula da cadeia e agora está à frente do TSE, ou seja, tudo faz para que não haja transparência e tudo leva a entender que seja para eleger o Lula de forma não aceitável”, declarou. 

“Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes, pelo que se vê nas ruas comigo, é impossível não ter segundo turno”, afirmou sobre a possibilidade do petista ser eleito no primeiro turno. “Espero que nada não aconteça e que flua numa normalidade as eleições”. 

Sobre os debates, Bolsonaro, que havia afirmado no sábado que participaria caso Lula confirmasse presença, disse acreditar que o petista não irá aos encontros. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo