Política

Bolsonaro ataca jornalista que o questionou sobre imóveis: ‘Seu marido vota em mim’

Novo ataque sexista do ex-capitão, agora contra a jornalista Amanda Klein, foi feito durante uma entrevista à Jovem Pan

Bolsonaro ataca jornalista Amanda Klein após ser questionado sobre imóveis comprados em dinheiro vivo. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) direcionou, na manhã desta terça-feira 6, um novo ataque pessoal a uma jornalista mulher. O alvo da vez foi Amanda Klein, da Jovem Pan, que questionava o ex-capitão sobre a compra de 51 imóveis em dinheiro vivo por ele e seus familiares mais íntimos.

“Amanda, você é casada com uma pessoa que vota em mim. Não sei como é o seu convívio na tua casa com ele, mas eu não tenho nada a ver com isso”, disse Bolsonaro em tom irritado ao insinuar que a jornalista teria problemas conjugais.

Ele foi então lembrado de que a vida pessoal da repórter não estava em questão, mas subiu o tom. “E por que a minha está?”. Como resposta, o ex-capitão foi novamente alertado de que ele se trata de uma pessoa pública ocupando o mais alto posto político do País e que, portanto, deve explicar suas ações com mais transparência.

Novamente, o ex-capitão direciona ataques à jornalista: “Você está acusando a minha mãe, que já faleceu, de ‘corrupta’. Você está acusando uma senhora de 94 anos que foi enterrada por mim de ‘corrupta’, por causa de um imóvel que ela comprou de um irmão meu”.

O imóvel, no entanto, diferentemente do que diz Bolsonaro, não foi comprado pela mãe do seu irmão, Renato. A suspeita é justamente do irmão ter usado o nome da mãe como uma espécie de laranja no negócio.

Os dois terrenos adquiridos por Olinda Bonturi em Miracatu foram comprados em dinheiro vivo para abrigar lojas do irmão de Bolsonaro e da sobrinha de Bolsonaro, Vitória Leite. Mais tarde, os espaços foram doados a outro sobrinho do ex-capitão, Luiz Leite, policial militar, filho de Renato e irmão de Vitória. O antigo dono do terreno nega que tenha vendido os espaços para a mãe do presidente e diz que o negócio sempre foi com Renato.

O caso em questão foi revelado e UOL há cerca de uma semana. A reportagem conta como, desde os anos 90, o círculo íntimo de Bolsonaro, seus filhos, mãe, irmãos, sobrinhos e ex-esposas usaram, em valores corrigidos pela inflação, mais de 25 milhões de reais para comprar 51 imóveis pelo País.

No que diz respeito ao clã Bolsonaro, a suspeita é que a compra em dinheiro vivo serviria para lavar o dinheiro recolhido nos esquemas de rachadinha que seriam organizados nos gabinetes do presidente e seus filhos. Bolsonaro tem minimizado o caso e alega não ver problemas em usar dinheiro em espécie para comprar imóveis. Hoje, em outra entrevista, disse que a acusação é leviana e negou que os imóveis tenham sido pagos em espécie.

“Por que jogar minha conta 12 parentes que compraram imóveis ao longo de 32 anos?”, reclamou ao dizer que vem sendo taxado de corrupto pelas revelações da reportagem. “O que eu tenho a ver com imóveis de parentes meus, se está certo ou errado…eu tenho certeza que está certo, não tenho irmão bandido”.

Bolsonaro também ameaçou investigar o patrimônio da jornalista. “Vou tirar uma certidão dos imóveis do seu marido e quero ver se está escrito ‘moeda corrente’. Você vai falar que foi em dinheiro vivo também e vão suspeitar de quem?”, ameaçou o ex-capitão.

Bolsonaro também criticou alguns veículos de comunicação e questionou se a Jovem Pan, sua aliada, irá endossar acusações da Folha de S. Paulo. Os colegas de bancada de Amanda, vale registrar, por diversas vezes tentaram interromper a resposta para mudar de assunto. Ao final, disseram ‘perfeito’ ao pedido de Bolsonaro para discutir outro tema.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo