Economia

Bolsonaro anuncia que vai zerar impostos para compra de jet ski e veleiros

Anúncio ocorre no mesmo dia em que Brasil registra o pior resultado dos últimos 6 anos na prévia da inflação

Presidente Jair Bolsonaro em passeio de Jet Ski em maio de 2020. Foto: reprodução.
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou nesta quinta-feira 23 que pretende zerar o imposto de importação de jet ski e veleiros no Brasil. A informação de que há uma portaria editada para zerar os 20% de IPI nos produtos foi antecipada pelo presidente durante uma transmissão ao vivo.

O incentivo para aquisição dos itens de luxo contrasta com a realidade da maioria do povo brasileiro e ocorre no mesmo dia em que o País registrou recorde na prévia da inflação. Com um acumulado de 10,42%, o Brasil fechará 2021 com o pior resultado desde 2015, segundo o IBGE.

Para o presidente, no entanto, a redução se justifica para incentivar o mercado e os itens não representariam uma ‘futilidade’.

“Deixo claro que cada barco a vela no Brasil, que alguém pode achar que é uma tremenda futilidade, né, mas tem suas utilidades para lazer, competições, etc…cada barco a vela emprega em média duas pessoas”, justificou Bolsonaro.

O ex-capitão disse ainda que zerar os impostos para as motos aquáticas vai fomentar o turismo no Brasil. O presidente não apresentou dados para sustentar sua tese. Na live, disse ainda que pretende desregulamentar o setor, eliminando as exigências de habilitação para pilotar jet ski.

Bolsonaro governa para ricos

A ação do presidente em zerar impostos para itens de luxo confirma que a percepção popular de que o governo privilegia os mais ricos e prejudica os trabalhadores mais pobres não é infundada.

Uma pesquisa do Instituto Conhecimento Liberta (ICL), dirigido por Eduardo Moreira, mostrou que 51% dos brasileiros acreditam que Bolsonaro desfavorece os trabalhadores e 47% vê nas ações do presidente uma forma de prejudicar os menos favorecidos.

O mesmo levantamento também apontou que 69% dos entrevistados disseram que o governo Bolsonaro privilegiava grandes empresários e 68% que as ações da atual gestão favorecem banqueiros.

Vale ressaltar ainda que, enquanto zera impostos de itens que atendem apenas parcelas mais ricas da população, Bolsonaro faz pouco esforço para resolver itens que impactam diretamente na vida da maior parte da população, como o preço dos combustíveis e de itens básicos de alimentação.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.