Política

Bolsonaro ameaça pilares da democracia, afirma Human Rights Watch

De acordo com a ONG, presidente ataca o Supremo Tribunal Federal, ameaça eleições e viola a liberdade de expressão

Fotos: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro ameaça os principais pilares da democracia brasileira, conclui a Organização Não Governamental Human Rights Watch.

Para a ONG, que divulgou o relatório nesta quarta-feira 15, “o presidente buscou intimidar o Supremo Tribunal Federal e tem ameaçado cancelar as eleições em 2022 ou, de alguma outra forma, negar aos brasileiros o direito de eleger seus representantes, ao mesmo tempo em que viola a liberdade de expressão daqueles que o criticam”.

“Os discursos recentes fazem parte de um padrão de ações e declarações do presidente que parecem destinadas a enfraquecer os direitos fundamentais, as instituições democráticas e o Estado de Direito no Brasil”, afirma trecho do documento.

Ao analisar a postura bélica do presidente contra a Suprema Corte, o documento aponta que Bolsonaro está preparando as bases para tentar cancelar as eleições com alegações infundadas de fraude eleitoral para contestar a decisão popular caso não seja eleito para o segundo mandato. 

“O presidente Bolsonaro, um apologista da ditadura militar no Brasil, está cada vez mais hostil ao sistema democrático de freios e contrapesos”, disse José Miguel Vivanco, diretor de Américas da Human Rights Watch.

Em discurso realizado nos atos de 7 de setembro, o presidente Bolsonaro disse ao ministro Alexandre de Moraes para arquivar os referidos inquéritos e disse ao presidente do Supremo, ministro Luiz Fux, que se ele não “enquadrar” o ministro Moraes, o judiciário “pode sofrer aquilo que nós não queremos”, sem explicar o que isso significa.

O documento também aponta como perigosa a frase do presidente sobre reagir fora das “quatro linhas” da Constituição. 

“O presidente frequentemente afirma defender a “democracia”, mas suas declarações levantam dúvidas sobre o que ele entende por democracia”, disse a Human Rights Watch.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar