Política

Bolsonaro acusa Barroso de praticar ‘militância política’

Presidente reagiu à liminar que determinou a abertura da CPI da Covid-19 no Senado

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro publicou, nesta sexta-feira 9, um vídeo em suas redes sociais no qual acusa o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de praticar “militância política”.

Na noite de quinta-feira 8, o ministro determinou que o Senado abrisse uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar omissões do governo federal no combate à pandemia.

“Falta coragem moral para o Barroso e sobra ativismo judicial. Não é disso que o Brasil precisa. Vivemos em um momento crítico de pandemia, pessoas morrem, e o ministro do STF faz politicalha junto ao Senado.”, declarou o presidente aos seus apoiadores.

Na decisão, Barroso considerou que a CPI, que já tinha a quantidade mínima de assinaturas necessárias para sua instauração, era urgente devido a “apuração de fatos que podem ter agravado os efeitos decorrentes da pandemia da Covid-19. É relevante destacar que, como reconhece a própria autoridade impetrada, a crise sanitária em questão se encontra, atualmente, em seu pior momento, batendo lamentáveis recordes de mortes diárias e de casos de infecção”, acrescentou o ministro na decisão liminar.

O presidente critica a CPI por não incluir pedidos de investigação contra governadores e prefeitos que, segundo Bolsonaro, desviaram recursos enviados pelo governo federal.

As acusações já foram motivo de grande desgaste com os governadores. Ele também sugere que Barroso determine a abertura de um dos processos de impeachment contra ministros do Supremo que tramita no Senado Federal.

“Nós conhecemos o passado, a vida e o que [Barroso] sempre defendeu, como chegou ao STF, inclusive defendendo o terrorista Cesare Battisti. Então use sua caneta em defesa da vida e do povo brasileiro e não para fazer politicalha. Se tiver moral, um pingo de moral, mande abrir um processo de impeachment contra um dos seus companheiros”, declara.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo