Política

Bolsonaro acredita em ‘aprovação rápida’ de Mendonça para o STF

Levantamentos recentes apontam resistência dos senadores ao nome do evangélico André Mendonça para ocupar a cadeira no Supremo

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro disse acreditar na rápida aprovação no Senado do nome de André Mendonça para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal. A confiante declaração foi dada em entrevista à rádio Farol, de Alagoas, nesta terça-feira 24 e contrasta com as recentes projeções que indicam resistência ao nome do pastor evangélico e ex-ministro da Advocacia-Geral da União.

“É natural as pressões, porque os senadores querem indicar nomes também, só que essa prerrogativa eu não abro mão. Acredito que a maioria dos senadores brevemente venham aprovar o nome de André Mendonça lá no Senado e ele possa ocupar uma cadeira que tá vaga no momento lá no Supremo para o bem de todo o Brasil”, afirmou Bolsonaro após reforçar o compromisso do indicado em iniciar as sessões do STF com uma oração.

A expectativa do mandatário é que o seu indicado seja sabatinado em breve e não encontre barreiras entre os senadores. Levantamentos recentes, no entanto, indicam que Mendonça deverá enfrentar obstáculos no Senado. Para ser aprovado, o candidato precisa do voto de 41 entre 81 parlamentares, mas, segundo apontou o jornal O Estado de S. Paulo, o pastor conta com apenas 26 congressistas em seu favor.

Para tentar driblar esta situação, o indicado tem ampliado as visitas aos parlamentares em busca de apoio. Mas, ao mesmo tempo em que busca dirimir as resistências, Mendonça assiste Bolsonaro criar novas dificuldades ao confrontar o Congresso e o próprio STF.

O rito de apreciação, adiado em alguns dias após os conflitos do presidente com as instituições, foi iniciado no Senado com a leitura da indicação do ex-AGU ao cargo pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG) nesta semana. Cabe agora à Comissão de Constituição e Justiça da Casa, presidida por Davi Alcolumbre (DEM-AP), definir a data para a sabatina.

Ao passo em que emperra no Congresso, outros nomes surgem como postulantes à vaga. Em contraponto ao ‘terrivelmente evangélico’, 130 entidades políticas e movimentos sociais lançaram a candidatura da jurista e professora Soraia Mendes ao posto. Há ainda quem aponte Augusto Aras, atual procurador-geral da República, como uma possibilidade em caso Mendonça emperrar de vez no parlamento.

Na entrevista com a rádio Farol, Bolsonaro voltou a culpar governadores e o lockdown pela alta nos preços de alimentos, combustíveis e gás no Brasil.

Ao lado do ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, também prometeu uma ‘vacina 100%’ nacional até o final do ano.

“Até o final do ano talvez nós possamos ter uma vacina nacional em abertura na fase 3, já podendo entrar no plano nacional de imunização. Mas para o ano que vem, com certeza, não precisaremos de vacinas importadas, teremos todas as vacinas nacionais”, garantiu Pontes ao lado do presidente.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo