Política
Barroso manda à PGR ação de familiares de vítimas da Covid contra Bolsonaro
Na peça, o grupo menciona ‘inércia’ do MPF e afirma que representações enviadas ao órgão ficaram sem resposta
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou à Procuradoria-Geral da República uma acusação contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentada pela Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19.
Na peça, o grupo menciona “inércia” da Procuradoria-Geral da República e afirma que representações enviadas ao órgão ficaram sem resposta.
O documento ainda aponta “as inúmeras condutas do presidente da República reveladoras de sabotagens e subterfúgios de toda ordem para retardar, frustrar e sabotar o processo de enfrentamento da pandemia da Covid-19”.
Eles acusam Bolsonaro de cometer na pandemia os seguintes crimes: perigo para a vida ou saúde de outrem; subtração, ocultação ou inutilização material de salvamento; epidemia com resultado de morte; infração de medida sanitária preventiva; charlatanismo; incitação ao crime; falsificação de documento particular; emprego irregular de verbas públicas; e prevaricação.
O relatório da CPI da Covid, encerrada em outubro de 2021, incluiu Bolsonaro em nove tipos penais, entre crimes comuns, de responsabilidade e contra a humanidade. Recentemente, porém, a PGR recomendou ao STF o encerramento das apurações sobre charlatanismo, prevaricação, emprego irregular de verbas públicas, epidemia com resultado de morte e infração de medida sanitária preventiva.
O ex-capitão ainda foi acusado de incitação ao crime, falsificação de documento particular, crime contra a humanidade e crime de responsabilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Reportagem em vídeo mostra ato histórico na USP contra discurso golpista de Bolsonaro
Por Victor Ohana
O que diz o PT sobre o crescimento de Bolsonaro em Minas Gerais
Por Alisson Matos
TSE nega pedido do PL para excluir vídeo em que Lula chama Bolsonaro de mentiroso e covarde
Por CartaCapital



