Política

Avança projeto de lei que proíbe cancelamento de bolsas de pesquisa

Matéria que tenta frear impactos do contingenciamento de verbas pelo MEC deve ser apreciada no início de agosto

(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

É certo que não há clima para celebração entre professores e estudantes, afinal o Ministério da Educação (MEC) acaba de anunciar o projeto “Future-se”, que deixará as universidades públicas à deriva, em busca dos seus próprios recursos, com menor apoio do Estado. Mas há boa notícia: o projeto de lei que proíbe cancelamento de bolsas de pesquisas recebeu parecer favorável e vai avançar na Câmara dos Deputados.

O objetivo da proposta é vedar o cancelamento, a interrupção e o corte de bolsas de apoio à pós-graduação e à pesquisa. A matéria tramita em caráter conclusivo e deve ser apreciada já no início de agosto, na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) de Educação, e na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), para então ser encaminhada ao Senado. Não será necessária a votação em Plenário.

O texto também tenta conter os impactos do bloqueio de 5,8 bilhões de reais do orçamento de 2019 para a educação. O valor representa cerca de 30% das verbas destinadas à área. Segundo a OAB, o contingenciamento anunciado pelo ministro Abraham Weintraub é um mecanismo de “chantagem” e colocará em risco o funcionamento regular das instituições públicas de ensino.

O deputado Márcio Jerry (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

Para o autor do projeto, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), as políticas do presidente Jair Bolsonaro (PSL) têm prejudicado o setor. “O governo Bolsonaro, desde o início, vem atacando muito claramente a educação brasileira. É lamentável o que tem havido. Vamos continuar nessa trincheira”, defende o parlamentar.

Ao dar aval ao projeto, o relator, deputado Roberto Alves (PRB-SP), acusou as ações de contingenciamento propostas pelo MEC como “desastrosas” e afirmou que os atuais 40 milhões de reais investidos pelo Brasil na educação estão entre as menores fatias do mundo. Contra o bloqueio, estudantes e docentes realizaram grandes mobilizações em todo o país, nos dias 15 e 30 de maio.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo